Iguais em nossas diferenças!

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Trabalhar a questão da diversidade semanalmente em sala de aula.
  • Abordar identidades raciais e de gêneros.
  • Estimular o respeito às diferenças, elencando as atitudes e valores.

Conteúdo(s) 

Relação entre objeto e o ser humano; oralidade; cultura; artes.

Ano(s) 

Pré-escola

Tempo estimado 

O ano todo.

Material necessário 

  • Literatura infantil mundial, CDs, DVDs, brinquedos e instrumentos musicais.
  • áreas fora de sala de aula.
  • revistas, 1 caixa de sapato encapada com desenhos das crianças.
  • papel com texturas diferentes e cores diferentes, folhas A3 de várias cores.
  • caneta pincel, giz de cera, lápis de cor,cola colorida, linha. barbante, tinta guache( materiais diversos, onde a criança possa ter autonomia de escolher, seguindo a sua identidade única.)
  • máquina fotográfica.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Em um dia da semana escolhido pelas crianças, estipula- se como um  combinado,  de que cada  criança,  terá a oportunidade de trazer de casa,  um objeto dentro do Quadrado Mágico. As crianças deverão advinhar, o que o(a) colega trouxe,  e explorar dentro da identidade,diversidade e gênero aquele objeto.

A criança que trouxe o objeto deve ser convidada a  registrar , na forma que quiser , o que  trouxe ou que aconteceu em folha A3, que será anexada ao livro da diversidade da turma. E ser explorado a cada momento.

2ª etapa 

Para que a postura em casa ajude a iniciativa na escola, envolva os pais no trabalho. Organize uma reunião com eles para explicar a importância de abordar a diversidade no dia a dia. Estimule que cada um faça um exame crítico de seu próprio comportamento, refletindo sobre como isso influencia os pequenos.

3ª etapa 

No convívio com as crianças, ao notar manifestações de preconceito, intervenha mostrando a importância do respeito às diferenças e da autoaceitação. Uma boa estratégia é apoiar-se nos exemplos trazidos pelo material selecionado e nas regras( combinados).

Avaliação 

No livro de registr individual e particular do(a) professor(a), crie um espaço para o registro do comportamento em relação às questões de raça, gênero e deficiência. Considere também a produção da turma (desenhos, cartazes etc.) para identificar os que precisam de apoio para aceitar sua identidade e a dos colegas.

Flexibilização 

LDB Art. 29 A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem com finalidade o desenvolvimento integral da CRIANÇA até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. MATERIAL SONORO

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Lucimar Rosa Dias Formação: Pesquisadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, em São Paulo

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