HORTALIÇAS E FLORES 2

POR:
professor

Objetivo(s) 

Criar uma horta e cuidar dela.
Observar o desenvolvimento de um ser vivo. 
Valorizar o meio ambiente.

Ano(s) 

Tempo estimado 

Depende do que será plantado.

Material necessário 

Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco,garrafa pet,cordinha de varal.

sementes de rabanete, morango,flores,pimentão,

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Perguntar quem conhece uma horta. Para que serve? Conte que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de cuidados, como sol e água.

2ª etapa 

Que ingredientes são usados em uma salada? Registre as respostas - delas podem surgir boas idéias para receitas. Mostrar para as crianças alguns vegetais e a importancia de lavar as maõs antes de tocar nos alimentos.

3ª etapa 

Num canto ensolarado,separar as crianças em trios e propor que elas plantem suas sementes.

Elas  devem um pequeno buraco, plantar sua semente em voltar a molhá-la. 

4ª etapa 

A horta precisa de cuidados diários: água (fora dos horários de sol  e observação para detectar pragas.

5ª etapa 

Separe as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas.

6ª etapa 

Hora da colheita. Na cozinha, as crianças podem lavar as plantas.E as flores 

Avaliação 

Produto final  Horta. Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com sua planta.

Créditos: Rosângela Veliago Formação: Assessora de Educação Infantil em São Paulo Créditos: Marlúcia Dias Mendes Formação: Diretora da Creche Municipal Doraci Dália Granito, em Teresópolis, RJ Créditos: Camila de Mattos Afonso Formação: Professora da Creche Municipal Doraci Dália Granito, em Teresópolis, RJ

Compartilhe este conteúdo: