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Jornalismo

Objetivo(s) 

  • Compreender o processo de formação dos solos.
  • Interpretar um perfil de solo.
  • Analisar como a ação social modifica as características do solo.

Conteúdo(s) 

  • Formação de solos.
  • Técnicas de descrição e caracterização de solos.
  • Aproveitamento econômico e desequilíbrios no uso do solo.

Ano(s) 

6º, 7º

Tempo estimado 

6 aulas

Material necessário 

  • Cadernos e canetas para registro
  • lupas
  • trenas
  • sacos plásticos

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Em sala de aula, apresente os conceitos principais sobre horizontes do solo. Para incentivar a discussão e a leitura, leve materiais previamente pesquisados com cópias para todos os alunos. Privilegie o uso de imagens e mapas, recursos importantes para a compreensão deste conteúdo.
 

2ª etapa 

É hora de ir a campo. Explique que o objetivo principal do trabalho é comparar as informações dos livros com o que se encontra na realidade. Organize uma pauta de observação para analisar cada horizonte, orientando os alunos a registrar as observações com desenhos e anotações. A atividade será composta de quatro etapas: desenho com identificação de cores, medida e análise tátil. Uma possibilidade de encaminhamento é a seguinte:

  • Divida a turma em grupos, propondo que desenhem os perfis que têm à frente e detalhem as cores dos diferentes horizontes.
  • Com ajuda de trenas, peça que meçam a altura de cada camada e anotem na caderneta de campo.
  • Com pequenas amostras de solo de cada perfil, oriente-os a analisar a textura do solo. Para isso, devem esfregar o material úmido na mão para distinguir entre a quantidade de elementos grosseiros (areias) e finos (argilas), empregando uma classificação conforme a quantidade de cada componente: horizonte arenoso, areno-argiloso, argilo-arenoso e argiloso.

3ª etapa 

Oriente a elaboração de um relatório sobre o que foi visto em campo. Cada horizonte deve conter informações sobre espessura, cor e granulometria.

Avaliação 

Com base na análise dos registros do trabalho de campo (desenhos, anotações e tabelas), observe o entendimento dos conceitos estudados. Verifique se as eventuais diferenças entre os livros e a área examinada foram relacionadas pela turma à ação humana. Se houver dúvidas, peça que pesquisem a noção de processo para explicar as transformações.

Créditos: Leonardo Bez Formação: Geógrafo especialista em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal de Santa Catarina

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