Objetivo(s)
- Analisar sinônimos, homônimos e parônimos como elementos de coesão.
- Refletir sobre formas de referenciação na produção textual.
Conteúdo(s)
- Elementos de referenciação: sinônimos, homônimos e parônimos.
Ano(s)
6º, 7º
Tempo estimado
Cinco aulas
Material necessário
Livro didático;
cadernos;
quadro branco;
dicionários.
Desenvolvimento
Apresente à turma o texto abaixo.
Brincadeira acessível Foi inaugurado ontem no parque Ibirapuera, em SP, um brinquedo acessível para crianças com deficiência. |
Peça que os alunos observem como o brinquedo é mencionado no texto. No primeiro parágrafo, ele é apenas brinquedo. No segundo, é a nova atração. E, no terceiro, volta a ser brinquedo. Leve a classe a perceber que a expressão introdutória do segundo parágrafo expande a ideia de brinquedo - dizendo que ele é uma novidade no parque.
Feita essa análise, peça que os alunos identifiquem outra palavra ou expressão mencionada no primeiro parágrafo, retomada e expandida nos demais. Dê um tempo para que realizem a tarefa.
Veja se os alunos perceberam que se trata da palavra crianças. No primeiro parágrafo, elas são caracterizadas como crianças com deficiência. No segundo, há um desdobramento em crianças com mobilidade reduzida e deficientes visuais. No penúltimo, há uma nova especificação - crianças sem deficiências. Aparece, também, o termo pequenos, que engloba todas as crianças, com ou sem deficiência.
Para finalizar, proponha que os alunos busquem sinônimos para a expressão os pequenos. A tarefa pode ser realizada por meio da consulta a dicionários. Podem, também, perguntar aos pais, avós etc.
Inicie a aula realizando a correção da tarefa. Em seguida, proponha a leitura compartilhada do trecho abaixo.
Operação apreende mais de 140 aves silvestres no ES A ação de combate ao tráfico de animais silvestres terminou na manhã desta sexta-feira |
Em seguida, faça um levantamento com a turma de termos e expressões utilizadas para fazer referência às aves silvestres mencionadas no título. Copie-os no quadro, na ordem em que aparecem.
Aves silvestres
Animais silvestres
Curiós
Pixoxós
Papagaios Chauã
Animais
Discuta com os alunos a relação entre esses termos. Proponha que a turma reorganize-os de acordo com seu campo de abrangência.
Animais
Animais silvestres
Aves silvestres
Curiós - Pixoxós - Papagaios Chauã.
Explique que, no caso da relação estabelecida entre esses termos, temos hiperônimos e hipônimos. Eles estão associados a uma maior ou menor abrangência de significados.
Como explica Ingedore Koch, professor da Universidade Estadual de Campinas, "hiperônimos e hipônimos são termos de um mesmo campo de sentido, em que um deles designa o gênero e o outro, a espécie".
Para que fique mais claro, dê alguns exemplos aos alunos. A palavra flor é hiperônimo de rosa, cravo, violeta, que são seus hipônimos. Explique que não se trata, porém, de relações absolutas. Um termo pode ser hipônimo de outro mais genérico, e hiperônimo de algo mais específico.
Por exemplo:
Animal é hiperônimo de vertebrado.
Vertebrado é hipônimo de animal e hiperônimo de mamífero.
Mamífero é hipônimo de animal e vertebrado, mas é hiperônimo de roedor.
KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2008
A Gramática explica que "a estruturação do léxico em termos de hipônimos e hiperônimos é uma propriedade fortemente presente nas linguagens técnicas e científicas, caracterizadas pelo uso ostensivo de terminologias classificatórias".
Diga aos alunos que, na língua corrente, as relações são mais flexíveis. Os termos genéricos associam-se a termos específicos sem o rigor classificatório das linguagens técnicas. É assim que encontramos expressões como coisa, negócio, parte.
Retome com a moçada a notícia lida no início desta etapa. Peça que os estudantes procurem explicar as relações entre os termos selecionados. Comente com a turma que essas relações podem - e devem - ser utilizadas nas produções textuais que realizam. Por meio delas, é possível fazer a ligação entre as partes do texto, dando a elas a coesão - um dos atributos da textualidade.
Inicie a etapa com a leitura compartilhada da crônica de Ruy de Castro. Diga aos alunos que a crônica, texto normalmente veiculado na imprensa, é um gênero que apresenta de modo poético acontecimentos do cotidiano.
Instrumento do amor RUY CASTRO |
Após a leitura, tire as eventuais dúvidas relativas ao vocabulário. Peça, então, que os alunos se coloquem em duplas. Proponha que identifiquem os sinônimos ou termos utilizados para nomear os dois objetos citados no texto. Peça que discutam se os procedimentos adotados pelo cronista para apresentar esses objetos são idênticos. Sugira que reflitam também sobre o papel da palavra equipamento na crônica.
Durante a correção, observe se os alunos conseguiram identificar os sinônimos ou expressões utilizadas para nomear os dois objetos:
cortador de unha
instrumento pontiagudo
trim de estimação
objeto
caixa de madeira de 36cmx39cm
caranguejola
objeto
toca-discos Philips
instrumento de amor
equipamento
Discuta com eles os procedimentos adotados. No primeiro caso, o elemento específico é utilizado de início para nomear o objeto - um cortador de unha. No segundo, o cronista parte do geral - o objeto - até chegar ao particular - toca-discos Philips. Quanto à palavra equipamento, ela parece mobilizar as atendentes, pois faz parte da visão cultural que possuem. Ou seja, encaixa-se no universo de expectativas delas.
Discuta com os alunos os usos que fazemos da palavra equipamento. Ela aparece em nosso vocabulário como um termo genérico, capaz de denominar a parafernália eletrônica que nos rodeia. Nesse caso, ocorre algo similar à ideia de foto/retrato, discutida anteriormente. Mostre aos alunos que cada momento histórico conta com termos mais ou menos usuais.
Avaliação
Peça que os alunos redijam um comentário sobre a crônica de Ruy Castro. Nele, devem se atentar à palavra texto e utilizar um termo mais específico (hipônimo) e um sinônimo para fazer referência a ela. Esses termos devem ser sublinhados no comentário.
Créditos: Conceição Aparecida Bento Formação: Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo e professora universitária.
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