Gramática com textos: ponto-final, ponto e vírgula e dois-pontos
Pornovaescola
02/02/2017
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Jornalismo
Pornovaescola
02/02/2017
6º, 7º, 8º, 9º
Seis aulas
Inicie a aula propondo que os alunos leiam os dois trechos abaixo do Código de Defesa do Consumidor. Diga a eles que esse documento legisla sobre os direitos e deveres de quem compra e vende. Explique que é a ele que devemos recorrer, por exemplo, quando nos sentimos lesados numa transação comercial.
Código de Defesa do Consumidor
Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.
CAPÍTULO I - Disposições Gerais
Art. 1° O presente Código estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social, nos termos dos Arts. 5°, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituição Federal e art. 48 de suas Disposições Transitórias.
Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
§ 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
CAPÍTULO III - Dos Direitos Básicos do Consumidor
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;
II - a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;
IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;
V - a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;
VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;
VII - o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção jurídica, administrativa e técnica aos necessitados;
VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;
IX - (Vetado);
X - a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.
Disponível em: Código de Defesa do Consumidor.
Terminada a leitura, discuta com a moçada os temas tratados nos dois capítulos. Mostre aos alunos que o primeiro trecho apresenta as determinações gerais do Código e o seguinte determina os direitos básicos do consumidor.
Leia cada um dos direitos e, junto com a turma, tente explicar como eles se aplicam na prática. Exemplifique que, se um brinquedo tiver algum defeito de fabricação e ferir uma criança, seu fabricante estará infringindo o item I do Artigo 6º. Se alguém vender um pacote de biscoito sem especificar a quantidade exata na embalagem, vai esbarrar no item III do mesmo Artigo.
Comente com os estudantes que a redação de uma lei deve ser pensada de modo a evitar interpretações dúbias. A linguagem adotada, a sintaxe e a pontuação devem caminhar em direção a essa clareza.
Peça que a turma observe os usos do ponto-final, dos dois-pontos e do ponto e vírgula nos trechos do Código apresentados na etapa anterior. Sugira que os alunos se coloquem em duplas e elaborem uma explicação para o aparecimento de cada sinal de pontuação no texto. Dê um tempo para que realizem a atividade.
Em seguida, retome os trechos e discuta as respostas coletivamente. A turma deve perceber que, no Capítulo I, o ponto-final aparece nos três Artigos e no final dos dois parágrafos do Art. 3. Conclua com a turma que ele é usado para encerrar sentenças com sentido completo. Os trechos do texto que terminam em ponto-final tratam dos elementos envolvidos nas transações de consumo e devem ser claros e definitivos. Essa assertividade pode ser observada tanto na maneira como as frases são construídas, quanto na escolha do sinal de pontuação.
Passe, então, à análise do Capítulo III. Nele são explicitados os direitos básicos do consumidor, enumerados em dez itens. Mostre à classe como a pontuação auxilia na organização do texto. Os dois-pontos antecipam que os direitos serão apresentados; o ponto e vírgula separa cada um deles; e os algarismos romanos os evidenciam. O texto do Artigo 6º constitui-se de um grande período em que os direitos são apresentados.
Inicie pedindo que a turma leia a carta abaixo. Explique que ela acompanha um CD-ROM enviado pelo Ministério da Saúde a médicos de todo o país.
Caro médico: Nós, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde, a Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e com o apoio do Conselho Federal de Medicina, apresentamos a você esse CD-ROM sobre a dengue. Cientes da importância do combate a essa doença e do valor da sua atuação profissional no manejo da dengue trazemos neste CD-ROM uma série de imagens, vídeos, capturados em um trabalho de campo, além de entrevistas e textos sobre a doença. Ao utilizar-se do conteúdo deste CD-ROM, todas as vezes que você visualizar esta página, e ao mesmo tempo estiver conectado à Internet, estaremos mapeando sua entrada. Esperamos que ele possa auxiliá-lo no seu trabalho com os pacientes, na prevenção, e na formação das equipes de saúde. Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de divulgar uma boa notícia: os profissionais da saúde no Brasil, em breve, contarão com o serviço da Universidade Aberta de Educação Permanente em Saúde, onde você poderá realizar cursos de especialização, atualização e aperfeiçoamento. Bom trabalho! Não esqueça: a dengue se combate todos os dias! Disponível em: Ministério da Saúde. |
Peça que os estudantes retomem as duplas e, utilizando a gramática, proponha que expliquem os usos dos dois-pontos no texto. Determine um tempo para a realização da atividade.
Durante a correção, enfatize que os dois-pontos podem ser usados para invocação em correspondências comerciais ou pessoais. Nesse caso, eles podem ser substituídos por vírgulas. A invocação Caro médico: poderia ser trocada por Caro médico, .
Além dessa ocorrência, os dois-pontos aparecem outras três vezes no texto:
a) Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de divulgar uma boa notícia: os profissionais da saúde no Brasil, em breve, contarão com o serviço da Universidade Aberta de Educação Permanente em Saúde, onde você poderá realizar cursos de especialização, atualização e aperfeiçoamento.
b) Não esqueça: a dengue se combate todos os dias!
c) Dengue: decifra-me ou devoro-te.
As duplas devem perceber que, nesses casos, o sinal de pontuação introduz uma afirmação que explicita a ideia anterior.
Como tarefa para casa, solicite que os alunos elaborem uma carta de reclamação dirigida a uma empresa devido aos maus serviços prestados.
A situação é a seguinte: uma pessoa vai a um supermercado e encontra um produto com um preço bastante atrativo. O preço está disposto em uma pequena placa debaixo do produto. Ao chegar em casa, a consumidora confere a nota e descobre que pagou mais do que constava na placa próxima . Ela resolve, então, escrever uma carta ao supermercado, reclamando do problema. No texto, refere-se ao artigo do Código que foi desrespeitado. Lembre a moçada de prestar atenção ao uso dos três sinais de pontuação estudados em sala.
Inicie a aula com a leitura de algumas cartas. Observe o conteúdo, a argumentação e o uso adequado dos sinais de pontuação estudados.
Em seguida, entregue aos alunos o trecho abaixo do livro Minha Vida de Menina, de Helena Morley. Apresente de maneira resumida a autora e o texto aos alunos. A obra é um diário escrito no final do século 19 na região de Diamantina, Minas Gerais. Quem conta a história é uma menina, filha de garimpeiro, que entra na adolescência num Brasil recém saído da escravidão e da monarquia. A narrativa apresenta o cotidiano dela, fala sobre sua família e seus estudos. O texto inspirou o filme Vida de Menina, de Helena Solberg, lançado em 2005.
Minha Vida de Menina |
Após a leitura, comente com os alunos aspectos do cotidiano da menina distantes do nosso - a manteiga como objeto de desejo e o uso da banha para hidratar os cabelos.
Em seguida, mostre à turma o uso dos dois-pontos para introduzir o discurso direto - a fala de um personagem. Diga a eles que esse uso pode também anteceder citações de textos alheios. Os dois-pontos são seguidos de duplas aspas, que delimitam o início e o fim da fala ou da citação.
De posse da gramática de uso da classe, leia as determinações de uso do ponto-final, do ponto e vírgula e dos dois-pontos em um texto. Relacione-as com as observações levantadas pela turma ao longo das aulas. Faça uma síntese coletivamente no quadro e peça que os alunos anotem-na no caderno.
Como tarefa para casa, proponha que os estudantes assistam ao filme Vida de Menina e leia a resenha Um diamante redescoberto, escrita por Isabela Boscov (confira o texto abaixo).
Um diamante redescoberto Vida de Menina traz de volta à luz uma das melhores |
Proponha que os alunos produzam uma nova resenha do filme Vida de Menina. Nela, devem citar um trecho da resenha de Isabela Boscov, utilizando as marcas de pontuação - dois-pontos e aspas.
Créditos: Conceição Aparecida Bento Formação: Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo e professora universitária.
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