Gramática com textos: 6º ano - presente do indicativo
Pornovaescola
02/09/2017
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Jornalismo
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02/09/2017
Refletir sobre os usos do presente indicativo na língua portuguesa e propor aos alunos situações de produção em que esses usos ocorram.
O Presente do Indicativo e seus usos.
6º
6 aulas
Introdução
Esta é a segunda de uma série de 16 sequências didáticas que fazem parte de um programa de estudo de gramática para 6º a 9º ano do Ensino Fundamental. Confira ao lado todas as aulas da série.
Inicie a aula pedindo que os alunos se reúnam em duplas. Em seguida, proponha que leiam dois textos: o poema Nota Social, de Carlos Drummond de Andrade, e o texto A Teia da Vida, de Darcy Ribeiro. Comente com a classe que os dois apresentam verbos no presente e peça que tentem explicar, com base nessa primeira leitura, os diferentes usos desse tempo verbal.
Nota Social Carlos Drummond de Andrade 1 O poeta chega na estação. ANDRADE, Carlos Drummond. Sentimento do Mundo. Rio de Janeiro: Record, 1998. |
A Teia da Vida Darcy Ribeiro A vida é uma teia intrincada em que cada ser se relaciona com muitíssimos outros, numa coexistência de complementaridade e interdependência. A forma mais geral dessa relação é chamada pirâmide de vida. Na sua base, ficam as plantas, que se alimentam de terra, de água, de ar e do solo, para vicejar. Acima delas ficam os animais herbívoros, como as vacas, os cavalos, os elefantes, os que comem enorme quantidade de vegetais, capins folhas, cascas, raízes, para construir e manter seus corpos. Mais acima, ficam os carnívoros, como as onças, que se alimentam da carne dos herbívoros. |
Dê um tempo para que a turma realize a atividade. Em seguida, peça que compartilhem suas observações. O que eles sabem sobre o tempo presente? Quando ele é usado? Com base nos conhecimentos apresentados pela classe, passe para uma análise conjunta do poema.
Certifique-se que os alunos compreenderam as situações nele apresentadas. Elas podem ser divididas em quatro: a chegada do poeta; a sua aclamação; o canto da cigarra que ninguém percebe; a ida do poeta para o quarto. Enumere os versos e assinale, no poema, os trechos correspondentes a cada situação.
Uma vez assegurada essa compreensão, discuta com os alunos o teor das ações do poeta nos versos 1, 2, 3 e 4 e nos versos 26, 27, 28. Nesses versos, embora o presente marque o instante de ocorrência das ações, elas possuem um caráter sucessivo: primeiro o poeta chega, depois embarca, vai para o hotel, entra no elevador, sobe. O eu lírico poderia ter apresentado essas ações no passado, mas escolheu o tempo presente. Essa escolha possui significados. Ela sugere a simultaneidade entre o evento e a narração, entre as ações do poeta e a apresentação delas. Essa simultaneidade, por sua vez, é recriada no momento da leitura; o leitor tem a impressão de visualizar a cena quando a lê. Isso dá a ela maior vivacidade.
Nos trechos que vão do verso cinco ao quinze e do verso dezessete ao vinte e cinco temos o povo ovacionando o poeta e o canto da cigarra. Essas ações são simultâneas às do poeta. O uso da expressão "enquanto isso" reforça a simultaneidade. Os versos 16 e o 29 mostram, por meio do emprego do verbo "estar", um estado do poeta que não se altera - a melancolia.
Para finalizar a abordagem do poema, assinale as oposições no seu interior. A primeira ocorre entre as ações dos homens e as da natureza - a cigarra e a árvore alheias ao rebuliço ocasionado pela chegada do poeta e os homens alheios à natureza; a multidão aclama o poeta e ninguém ouve o canto da cigarra. A segunda ocorre entre a alegria do povo e a melancolia do poeta. Essas oposições ganham força pelo uso do presente; um mesmo tempo une todas as ações.
Proponha aos alunos a realização de uma produção que imite o poema de Drummond. Nessa produção, eles devem apresentar, de modo fictício, a chegada de uma professora na sala de aula, captando as ações dela, dos alunos e de um terceiro elemento, que pode ser um elemento da natureza (o pardal no pátio, o vento nas árvores, o sol no céu) ou humano (a faxineira varrendo, as crianças fazendo educação física ou brincando no pátio). O importante é que todas as ações estejam no presente e que ocorra a simultaneidade entre as ações da professora, dos alunos e do terceiro elemento. A produção deve ser feita em dupla e lida para o grupo classe. Assinale no decorrer da leitura os aspectos envolvidos no uso do tempo presente: a narração de ações lineares como instantâneas, sugerindo vivacidade, e a simultaneidade das ações da professora, as dos alunos e as do elemento externo.
Pergunte aos alunos se eles conhecem outros usos para o tempo presente. Para a próxima aula, peça que tragam o livro de Ciências.
Inicie a aula com retomando o texto "A Teia da Vida". Peça que a turma releia-o.
Após a leitura, observe se os alunos compreenderam o trecho. Discuta com eles o objetivo do texto: explicar o que é a teia da vida, ou seja, a cadeia alimentar e definir o que são herbívoros, carnívoros e ovíparos. Releia o texto e vá sublinhando com os alunos a ocorrência dos verbos no presente. Terminada a leitura, peça para que procurem explicar esse uso no texto de Darcy Ribeiro. Dê um tempo para que discutam em dupla e para que anotem a possível explicação no caderno. Ouça o que responderam e, caso não tenham chegado à conclusão correta, explique que, nesse caso, as afirmações do texto têm caráter de verdade científica e o pressuposto é que sejam válidas independente do tempo; por isso o uso do presente.
Escolha um trecho do livro de Ciências em que o mesmo procedimento ocorra e leia-o, marcando o uso do presente. Pode ser um trecho já estudado ou ainda a ser investigado.
Como exercício proponha a seguinte atividade. Entregue aos alunos uma notícia sobre algum fato inusitado - relatos sobre a descoberta de objetos voadores não identificados, a história do ET de Varginha, o chupa-cabras, entre outros - e proponha que eles aproveitem as informações contidas na reportagem como se fossem fatos reais e produzam um parágrafo de um texto científico. Por exemplo: "os chupa-cabras são animais que habitam e região do Mato Grosso...". A turma deve utilizar o tempo verbal que caracteriza a apresentação de verdades científicas. Ao final, peça que alguns alunos leiam as suas produções.
Leve para a sala de aula alguns jornais do dia. Escolha algumas manchetes redigidas no presente e as escreva na lousa. Eleja manchetes de cadernos variados - esportes, entretenimento, cotidiano, política. Peça aos alunos que as copiem. Pergunte a eles o motivo do uso do presente nesse caso dado que as notícias se referem a fatos já ocorridos. Aqui, novamente, aparece o papel da ênfase. A manchete no presente causa mais impacto, pois traz o fato para o momento da leitura. Faça alusão ao poema de Drummond analisado na primeira aula dessa sequência.
Como exercício, selecione algumas pequenas notícias, suprima os seus títulos e peça aos alunos que os reconstituam, usando o tempo passado e o presente. Escolha notícias de caráter científico, tecnológico, abordagens de saúde ou direitos do cidadão. A turma vai perceber a diferença de ênfase no uso de cada tempo verbal: a manchete no presente produz um impacto maior no leitor, pois traz a notícia para o momento atual; a manchete no passado coloca uma distancia entre o que é afirmado e o momento da leitura.
Como tarefa para casa, peça que assistam a um telejornal e anotem três chamadas que estejam no presente. Discuta com eles a diferença entre uma chamada no tempo passado e outra no presente.
Retome a tarefa proposta aos alunos. Ouça as manchetes que anotaram e discuta os usos do presente em cada uma delas.
Feito isso, aponte à turma outros usos do presente.
Verbo estar mais gerúndio: expressão comum na oralidade para indicar ação simultânea à fala. Estou trabalhando há muito tempo.
Com a classe, construa um pequeno texto que sintetize os vários usos do presente discutidos em classe. Caso o grupo tenha uma gramática indicada para estudo, leia com eles as observações a respeito do presente do Indicativo após a realização da síntese do grupo. Você pode também selecionar trechos de uma outra gramática para essa leitura.
Nessa aula, realize exercícios individuais para avaliar a aprendizagem dos alunos. Dê a eles vários provérbios acompanhados de um texto explicando o que são provérbios. Pergunte por que os provérbios são redigidos no presente e por que o texto em que são explicados também está no tempo presente. Quer saber mais? Bibliografia BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa.Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. ANDRADE, C. D. Sentimento do Mundo. São Paulo: Record, 1998. GERHARDT, A . F. L. M. A Expressão do Tempo Verbal em Português como um Desafio ao "culto à palavra". Disponível em: www.gel.org.br/...estudos.../4publica-estudos-XXXIII-2004.pdf Acesso em: 9 ago 2010. PERINI, M. A . Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010. RIBEIRO, D. Noções das Coisas. São Paulo: FTD, 1995.
Créditos: Conceição Aparecida Bento Formação: Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo e professora universitária
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