Geografia para menores
Porprofessor
02/09/2017
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Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
1º, 2º
2 aulas
Pergunte aos alunos se conhecem o mapa do Brasil e se sabem pra que ele serve.Fale sobre a utilidade dele. Peça que cada estudante desenhe o próprio mapa (pode ser o trajeto que faz de casa para a escola).
Apresente o mapa político do Brasil. Exercite a decodificação dos símbolos cartográficos (letras maiúsculas para estados, letras de diferentes tamanhos conforme a população da cidade). Ajude-os a localizar onde vivem.
Trabalhe a noção de perto e longe com perguntas. Qual é a capital mais distante de onde estamos? E a mais próxima? Estamos longe do litoral?
Peça que os estudantes comparem seus desenhos iniciais com o mapa político. Fale sobre o nome oficial do mapa e explique que ele revela as informações básicas que um cidadão precisa saber para se localizar e se deslocar pelo país.
Avalie o envolvimento e a produção dos alunos no desenho inicial e nos debates. Exatidão nas respostas não é fundamental, mas sim a criação de raciocínios espaciais. Exponha os mapas feitos pelos alunos no mural .
Créditos: Julia Pinheiro Andrade Formação: Professora e formadora nas áreas de Geografia e Iniciação à Pesquisa da Escola Castanheiras, em São Paulo.
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