Geografia para menores

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Discutir a importância do mapa e suas informações;
  • Trabalhar as noções de perto e longe;
  • Estimar distâncias entre a cidade em que se vive e outros pontos. 

Conteúdo(s) 

  • Leitura e decodificação de símbolos cartográficos;
  • Identificação de topônimos (nomes próprios de lugares).
  • orientação espacial (esquerda / direita )
  • Vizinhança,
  • Etc.

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

2 aulas

Material necessário 

  • Lápis preto e de cor
  • Borracha
  • Papel
  • Cartaz com o mapa do Brasil ,
  • exercicio xerocado com o mapa do brasil

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Pergunte aos alunos se conhecem o mapa do Brasil e  se sabem pra que ele serve.Fale sobre a utilidade dele. Peça que cada estudante desenhe o próprio mapa (pode ser o trajeto que faz de casa para a escola).

 

2ª etapa 

Apresente o mapa político do Brasil. Exercite a decodificação dos símbolos cartográficos (letras maiúsculas para estados, letras de diferentes tamanhos conforme a população da cidade). Ajude-os a localizar onde vivem.

3ª etapa 

Trabalhe a noção de perto e longe com perguntas. Qual é a capital mais distante de onde estamos? E a mais próxima? Estamos longe do litoral?

4ª etapa 

Peça que os estudantes comparem seus desenhos iniciais com o mapa político. Fale sobre o nome oficial do mapa e explique que ele revela as informações básicas que um cidadão precisa saber para se localizar e se deslocar pelo país.

Avaliação 

Avalie o envolvimento e a produção dos alunos no desenho inicial e nos debates. Exatidão nas respostas não é fundamental, mas sim a criação de raciocínios espaciais. Exponha os mapas feitos pelos alunos no mural .

Créditos: Julia Pinheiro Andrade Formação: Professora e formadora nas áreas de Geografia e Iniciação à Pesquisa da Escola Castanheiras, em São Paulo.

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