Gênero de texto
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
1º, 2º
04 aulas
Conversar com os alunos sobre cordel, o que é, de onde surgiu o cordel, por que esse nome e sua valorização nos tempos atuais
Perguntar se alguém conhece algum cordel para apresentar para a sala;
Ler o cartaz com o cordel "Educação é uma luta", que estará pendurado na lousa em voz alta para a turma, mostrando cada palavra e verso. No fim, pergunte o que mais chamou atenção e que ideias estão presentes no material;
Pedir para que os alunos circulem no cordel palavras que eles dizem conhecer, listar essas palavras na lousa e discutir se são as mesmas que eles acreditam ser.
O professor faz uma releitura do cordel trabalhado desta vez apontando cada palavra e verso;
Discutir com os alunos da importância do ensino para jovens e adultos;
Pedir para eles estudem em casa algum cordel para a próxima aula.
Pedir para cada um apresentar o cordel que estudou em casa;
Discutir sobre o que se trata cada cordel apresentado.
Realizar uma roda de conversa estabelecendo relações entre o cordel apresentado pelo professor e a vida dos alunos;
Discutir as palavras listadas.
Verificar se os alunos conseguiram interpretar o cordel pedindo para cada um explicar um pouco sobre o que entendeu do cordel apresentado pelo professor.
Créditos: Andréia Barreto Formação: Professora da Escola Ágora, em Cotia, SP, e membro do Vereda Centro de Estudos em Educação.
Últimas notícias