Gênero de texto

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Ampliar o repertório literário;
  • Leia, conpreendendo globalmente as palavras
  • Criar estratégias que permitam descobrir o que está escrito e onde
  • Entenda a organização e a função social do gênero textual Cordel

Conteúdo(s) 

  • Leitura de texto poético;
  • Sistema de escrita.

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

04 aulas

Material necessário 

  • Cópias do cordel "Educação é uma luta"
  • Lápis 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Conversar com os alunos sobre cordel, o que é, de onde surgiu o cordel, por que esse nome e sua valorização nos tempos atuais

Perguntar se alguém conhece algum cordel para apresentar para a sala;

Ler o cartaz com o cordel "Educação é uma luta", que estará pendurado na lousa em voz alta para a turma, mostrando cada palavra e verso. No fim, pergunte o que mais chamou atenção e que ideias estão presentes no material;

Pedir para que os alunos circulem no cordel palavras que eles dizem conhecer, listar essas palavras na lousa e discutir se são as mesmas que eles acreditam ser.

 

2ª etapa 

O professor faz uma releitura do cordel trabalhado desta vez apontando cada palavra e verso;

Discutir com os alunos da importância do ensino para jovens e adultos;

Pedir para eles estudem em casa algum cordel para a próxima aula.

3ª etapa 

Pedir para cada um apresentar o cordel que estudou em casa;

Discutir sobre o que se trata cada cordel apresentado.

 

4ª etapa 

Realizar uma roda de conversa estabelecendo relações entre o cordel apresentado pelo professor e a vida dos alunos;

Discutir as palavras listadas.

Avaliação 

Verificar se os alunos conseguiram interpretar o cordel pedindo para cada um explicar um pouco sobre o que entendeu do cordel apresentado pelo professor.

Créditos: Andréia Barreto Formação: Professora da Escola Ágora, em Cotia, SP, e membro do Vereda Centro de Estudos em Educação.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias