Galeria de personagens
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Escrita
1º, 2º
2 meses
Compartilhe a ideia de criar uma galeria dos personagens mais importantes das histórias preferidas da turma, composto de desenhos e pequenas legendas. Pergunte às crianças quem entraria nessa galeria.
Proponha a escrita do nome e também de pequenos textos descritivos sobre os personagens. Monte duplas de trabalho com as que tenham hipóteses de escrita diferentes, porém próximas, possibilitando a troca de saberes.
Acompanhe a produção escrita das duplas e faça intervenções pedindo que leiam o que escreveram e, assim, controlem sua produção.
Reproduza no quadro-negro uma mesma palavra, escrita de diferentes maneiras por mais de uma dupla. Tematize com o grupo: em qual delas vocês acham que está escrito "lobo"? Por quê? Confronte essas versões e solicite opiniões.
Introduza informações a respeito do sistema de escrita e proponha a consulta a materiais impressos (livros, listas, legendas, textos já revisados) para que as crianças possam confrontar a escrita convencional com a escrita que produziram.
Para compor a galeria, todos devem, ao longo do projeto, realizar ilustrações e escrever textos que caracterizem cada personagem. É possível alternar produções coletivas, em dupla ou até mesmo individuais. Se preferir, prepare impressos para a galeria, com o nome do personagem, espaço para ilustração e algumas linhas para preencher com sua descrição.
Produto final
Galeria de personagens com ilustrações e textos descritivos de cada um.
Observe se as crianças avançaram em suas hipóteses de escrita, ampliaram o repertório das relações que estabelecem, começam a interpretar a escrita durante e depois de sua produção e se pedem ou fornecem informações ao colega durante a realização das atividades.
Letras móveis, material visual (com nomes e figuras), cartaz com representação em libras para letras ou nomes dos personagens (solicite ao AEE a continuidade dessa proposta no contraturno ou a antecipação dos materiais que serão necessários). 2ª etapa Diversifique a dupla com colega mais competente e com você. Ofereça os recursos (material necessário). 4ª etapa Lembre-se de falar sempre de frente. Se necessário, utilize material visual para identificação dos personagens. 5ª etapa Ofereça o material organizado com palavras e figuras.
Auditiva
Créditos: Denise Maria Milan Tonello Formação: Pedagoga e orientadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo.
Últimas notícias