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Jornalismo

Objetivo(s) 

  • Favorecer a reflexão sobre o sistema de escrita com base num repertório conhecido pelas crianças;
  • Propiciar atividades de intercâmbio para que elas possam trocar informações e avançar nas hipóteses de escrita

Conteúdo(s) 

Escrita

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

2 meses

Material necessário 

  • Livros variados, com contos tradicionais já conhecidos pelas crianças;
  • lápis;
  • papel.
 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Compartilhe a ideia de criar uma galeria dos personagens mais importantes das histórias preferidas da turma, composto de desenhos e pequenas legendas. Pergunte às crianças quem entraria nessa galeria.

 

2ª etapa 

Proponha a escrita do nome e também de pequenos textos descritivos sobre os personagens. Monte duplas de trabalho com as que tenham hipóteses de escrita diferentes, porém próximas, possibilitando a troca de saberes.

3ª etapa 

Acompanhe a produção escrita das duplas e faça intervenções pedindo que leiam o que escreveram e, assim, controlem sua produção.

4ª etapa 

Reproduza no quadro-negro uma mesma palavra, escrita de diferentes maneiras por mais de uma dupla. Tematize com o grupo: em qual delas vocês acham que está escrito "lobo"? Por quê? Confronte essas versões e solicite opiniões.

 

5ª etapa 

Introduza informações a respeito do sistema de escrita e proponha a consulta a materiais impressos (livros, listas, legendas, textos já revisados) para que as crianças possam confrontar a escrita convencional com a escrita que produziram.

6ª etapa 

Para compor a galeria, todos devem, ao longo do projeto, realizar ilustrações e escrever textos que caracterizem cada personagem. É possível alternar produções coletivas, em dupla ou até mesmo individuais. Se preferir, prepare impressos para a galeria, com o nome do personagem, espaço para ilustração e algumas linhas para preencher com sua descrição.

 

Produto final 
Galeria de personagens com ilustrações e textos descritivos de cada um. 

Avaliação 

Observe se as crianças avançaram em suas hipóteses de escrita, ampliaram o repertório das relações que estabelecem, começam a interpretar a escrita durante e depois de sua produção e se pedem ou fornecem informações ao colega durante a realização das atividades.

Flexibilização 

Letras móveis, material visual (com nomes e figuras), cartaz com representação em libras para letras ou nomes dos personagens (solicite ao AEE a continuidade dessa proposta no contraturno ou a antecipação dos materiais que serão necessários).   2ª etapa  Diversifique a dupla com colega mais competente e com você. Ofereça os recursos (material necessário). 4ª etapa Lembre-se de falar sempre de frente. Se necessário, utilize material visual para identificação dos personagens. 5ª etapa  Ofereça o material organizado com palavras e figuras.  

Deficiências 

Auditiva

Créditos: Denise Maria Milan Tonello Formação: Pedagoga e orientadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo.

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