É certo aplicar duas provas no mesmo dia?
Avaliação
PorNOVA ESCOLA
01/09/2012
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/09/2012
Pergunta enviada por Marlene Guimaraes Campanatti, Araruama, RJ
Tradicionalmente, a expressão "aplicar prova" significa propor questões para o aluno resolver e "provar" se aprendeu ou não o que lhe foi ensinado durante um período em determinada área de conhecimento. Em geral, essas avaliações têm tempo preestabelecido, findo o qual, a atividade deve ser entregue, concluída ou não. Para muitos, fazer prova é uma situação que provoca medo e angústia. Isso porque é preciso que o aluno coordene o tempo limitado, seu conhecimento e seu estado emocional. Também é certo que mesmo quem se sente mais à vontade diante de situações desafiadoras gasta energia para resolver o que é pedido e sente cansaço quando finaliza. Por essas razões, o ideal é não aplicar muitas provas no mesmo dia - mas não se trata de uma questão de certo ou errado. Se for possível, é sempre bom organizar o horário de modo que a turma tenha tempo de se preparar e realizar as avaliações com tranquilidade.
Heloisa indica
Para saber mais, sugiro o livro Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições (184 págs, Ed. Cortez, tel. 11/3611-9616, 29 reais), de Cipriano Carlos Luckesi. Leia uma resenha sobre a obra.
Últimas notícias
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Linguagem
Língua Portuguesa: ajude seu aluno a ler o mundo em diversos contextos
A aquisição e desenvolvimento da linguagem demandam o reconhecimento da língua em sua totalidade, os propósitos comunicativos e a interação entre interlocutores e a vida em sociedade
Crianças
Semana Nacional da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem
A data traz uma boa oportunidade para reflexões e planejamento de experiências em torno das garantias consolidadas na Base Nacional Comum Curricular
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça uma experiência prática de utilização de agrupamentos produtivos
Planejamento
Como integrar as competências socioemocionais às aprendizagens curriculares?
Professores têm o desafio de proporcionar situações didáticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional combinado ao cognitivo