Future Will and Going to

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Identificar as informações principais presentes em textos informativos
- Produzir textos utilizando formas de futuro

Conteúdo(s) 

- Formas verbais do futuro: Simple Future e "Going to" Future

- Leitura de textos informativos

Ano(s) 

8º, 9º

Tempo estimado 

4 aulas

Material necessário 

- Cópias da reportagem "Japan plans world's fastest train", postada na página do jornal The New York Times
- Cópias da reportagem "Brazil Tries to Calm Protester Concerns, Rebuking Violence", também do jornal The New York Times. Destaque nas cópias as sentenças em que o Simple Future (will) é utilizado

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução
Coletivos, individuais, públicos e privados, os meios de transporte são o tema mais discutido por moradores de médias e grandes cidades. Seus alunos com certeza também se interessam por esse debate. Aproveite esse assunto tão importante para trabalhar a leitura de textos informativos em Inglês e o uso das formas verbais do futuro.

É ideal que todas as discussões propostas nesta sequência didática sejam realizadas na língua estrangeira, mas é aceitável que parte se dê em Português, por conta dos diferentes níveis de conhecimento presentes em cada turma. Ao desenvolver o trabalho, utilize a estratégia que melhor se adequar a sua turma e possibilite que todos, principalmente os que não possuem grande familiaridade com o idioma, se sintam confortáveis para participar.

 

Apresente o tema da aula à turma: diga que, nos próximos encontros, vocês discutirão o tema da mobilidade e o futuro do transporte nas regiões metropolitanas. Pergunte aos alunos como eles se transportam até a escola e anote na lousa quantos utilizam meios de transporte públicos (ônibus, trem, metrô), privados (carro) e outros (bicicleta, skate, caminhada, entre outros). Além desses meios que utilizam todos os dias, quais outros eles conhecem?
 

2ª etapa 

Distribua cópias do texto "Japan plans world's fastest train." Leia o título em voz alta e peça que os estudantes antecipem o tema de que a notícia trata. Auxilie-os nas dúvidas de vocabulário que surgirem na compreensão dessa frase. Em seguida, peça que comentem rapidamente o que já sabem sobre o assunto.

Se possível, projete o texto na lousa e peça que leiam o texto. Organize a leitura em voz alta: os alunos que quiserem participar devem levantar a mão e aguardar a sua vez de ler um pequeno trecho e comentar o que compreenderam dele.

Em seguida, pergunte quais termos eram desconhecidos da turma. Faça essa revisão parágrafo a parágrafo. Instrua-os a tentar inferir o significado de algumas palavras. Isso pode ser feito tanto observando a semelhança de algumas palavras com o Português quanto pela dedução a partir do contexto da frase.

Peça que eles pesquisem as palavras restantes em dicionários. Caso não haja palavras para essa etapa, selecione os termos mais desafiadores, como railforefrontshave. Também destaque que a medida de velocidade usada no texto é milhas por hora (miles per hour) e não quilômetros por hora, como se costuma usar aqui no Brasil. Explique que essa é a notação mais utilizada nos Estados Unidos e peça que eles pesquisem também nos dicionários qual a relação entre milhas e quilômetros.

Em seguida, discuta com os alunos os temas de que o texto trata e peça que registrem no caderno suas observações. Pergunte se eles conhecem algum projeto semelhante a esse no Brasil, como o projeto de ferrovia rápida entre Campinas e Rio de Janeiro, passando por Guarulhos.
 

3ª etapa 

Releia o texto e chame a atenção para as estruturas gramaticais que os alunos já conhecem. Em seguida, pergunte se eles conseguem identificar alguma passagem no texto que trate do futuro e peça que eles a leiam para você em inglês.

Transcreva a sentença na lousa ("The new rail will use magnetic levitation") e peça que eles tentem identificar qual palavra da frase lhe confere o sentido de futuro. É comum que alguns alunos destaquem o verbo de ação (use, no caso), porque é mais conhecido. Nessa situação, diga que existe outra palavra na frase sem a qual esse verbo não teria a mesma conotação. O ideal é que os alunos percebam sozinhos que o termo will exerce essa função, mas caso eles não notem, destaque você mesmo o termo. Explique que utilizamos essa forma quando o futuro é distante ou quando não temos certeza se a ação ocorrerá ou não.

4ª etapa 

Exemplifique o uso do Simple Future extraindo frases do texto e adaptando-as para esse tempo verbal. Por exemplo:

"Last year, Japan began shopping the technology to possible partners in the United States"
No futuro: "Next year, Japan will begin shopping the technology to other possible partners."

Destaque a presença de outros termos que auxiliam na construção do sentido de algo que ainda vai acontecer, como as expressões adverbiais de tempo next year, tomorrow e in the future.

5ª etapa 

Como lição de casa, peça que os alunos escrevam um pequeno texto descrevendo como imaginam que será o transporte coletivo no Brasil em cinquenta anos. Para isso, solicite que eles completem a seguinte frase: Concerning transportation 50 years from now, Brazil will 

Na aula seguinte, pergunte como foi a execução da tarefa. Peça que eles exponham o que acharam mais difícil e expliquem em quais pontos tiveram dificuldades. Em seguida, peça que alguns voluntários leiam seu texto e expliquem os pontos explicitados no texto.

Verifique se estão utilizando o will corretamente. Caso haja equívocos, anote na lousa o que o aluno disse e peça que ele tente compreender o que está errado. Tome cuidado durante esse procedimento para que o jovem não se sinta exposto: elogie todos os alunos que participarem da atividade. Em alguns casos, é possível pedir para que um colega o ajude a encontrar e solucionar o erro. Ao final desta etapa, peça que eles revisem os textos e os entreguem a você.

6ª etapa 

Peça que os alunos relembrem os procedimentos de leitura realizados anteriormente: leitura do título, antecipação o assunto tratado, recuperação do que já sabiam sobre o assunto, verificação de palavras que poderiam ser deduzidas, buscas no dicionário de palavras desafiadoras, identificação das formas de futuro e segunda leitura, garantindo a compreensão. Retome também a forma de futuro discutida e peça para que eles deem exemplos de uso. Se ainda houver dúvidas, esclareça-as.

7ª etapa 

Entregue o segundo texto, que trata dos protestos ocorridos no Brasil em junho de 2013: "Brazil Tries to Calm Protester Concerns, Rebuking Violence". Antes de imprimi-lo, destaque em um editor de texto todas as sentenças em que o Simple Future (will) é utilizado.
Pergunte o que eles pensaram sobre o assunto na época do ocorrido e qual sua opinião sobre o desfecho para levantar os conhecimentos prévios sobre o assunto. Em seguida, peça que façam uma primeira leitura silenciosa, tentando compreender as ideias gerais do texto.

Como feito anteriormente, peça que identifiquem as palavras conhecidas e compartilhem as que não conhecem em cada parágrafo. Em seguida, divida-os em grupos para que discutam o vocabulário e, se necessário, pesquisem os termos novos no dicionário. Ressalte que algumas expressões são muito importantes para a compreensão do texto e, por isso, seu significado deve estar claro. Escreva-as na lousa: rebuking violence, heave, convene, overhaul, beleaguered, revenues, enact, pledge, bolster, lashed out, threaten, deploy, political corruption, high cost of living, pervasive, mass awakening, bus fares, A.T.M.

Em seguida, peça que os alunos discutam o que compreenderam do texto. Algumas questões podem ajudar o debate, como: Sobre o que fala o texto? O que diz a Presidente Dilma? Que problemas aconteceram ao longo dos protestos? Que vantagens ocorreram?

Estabeleça relações entre este texto e o estudado anteriormente: Qual foi a verba aprovada para expandir o sistema de metrô em São Paulo? Quanto se espera gastar na construção da nova ferrovia Tóquio a Nagoya? Além do problema da falta de dinheiro o que mais prejudica o avanço no sistema de transporte público no Brasil? Você poderia sugerir algumas mudanças que poderiam beneficiar a maioria da população quanto ao sistema de transportes?

8ª etapa 

Após o trabalho de compreensão de texto, chame a atenção para as estruturas destacadas e solicite que eles expliquem o uso do auxiliar will nessas sentenças.

Na sequência, atente para a frase: "we are going to take time to think about what to do next." Questione os alunos: essa sentença está em qual tempo verbal? Qual é a estrutura que o determina?

O ideal é que eles percebam que o uso de going to, assim como de will, expressa futuro. Esclareça que se utilizamos o will para expressar ideias de futuro incertas ou longínquas, going to serve para ações previamente planejadas ou que temos certeza de que acontecerão num futuro breve. Escreva essa diferenciação na lousa e peça que eles também tomem nota.

9ª etapa 

Peça que cada aluno elabore um texto respondendo à seguinte questão: What is it going to happen in public transportation in your city/state/country? Oriente o trabalho, dividindo a sala entre os que farão propostas do ponto de vista do prefeito, governador ou presidente.

Inicie a aula seguinte verificando como os alunos se saíram na realização da tarefa. Mais uma vez, peça que eles apontem os pontos que gostaram e aqueles em que tiveram dificuldade. Em seguida, solicite que voluntários leiam seus textos. Dê um tempo para a classe comentar sobre as resoluções apresentadas e apontem caminhos para melhorá-las.

Nas produções, atente para o uso do going to nas produções dos alunos. Chame aqueles alunos que até então, não se colocaram, para garantir que todos falem. Se os erros aparecerem, peça ajuda para entender o porquê do erro e a possível correção. É fundamental que exponham suas dúvidas para poderem avançar. Caso as dúvidas persistam, esclareça-as e retome o conteúdo estudado. Peça que eles revisem as produções e entreguem para você.

10ª etapa 

Proponha atividades para exercitar o uso das formas do futuro. Nesta etapa, é possível utilizar os exercícios presentes em um livro didático ou outras estratégias como a elaboração de diálogos em que essas formas precisem ser usadas. Peça que eles prestem atenção no uso do tempo adequado para cada situação. Essa etapa deve ser realizada em grupos, para que eles possam discutir entre si, e você deve circular pela sala atendendo a cada agrupamento.

Avaliação 

A avaliação deve ser feita ao longo do processo. É muito importante que o professor acompanhe o empenho do aluno na leitura, na compreensão, na participação e na produção. Nas atividades relacionadas ao primeiro texto, avalie se o aluno compreendeu as ideias gerais do texto e se foi capaz de utilizar corretamente o Simple Future na tarefa pedida. Nas atividades relacionadas ao segundo texto, verifique novamente a compreensão do texto, levando em conta o conhecimento prévio de cada aluno, a aplicação dos procedimentos de leitura utilizados anteriormente e o uso adequado do Going To Future. Na terceira etapa, confirme se cada aluno foi capaz de usar as formas do futuro corretamente, selecionando a opção mais adequada para cada situação.

Créditos: Gisela Sakamoto Formação: Professora de Língua Inglesa na Escola Santi, na capital paulista

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias