Futebol para todos

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Objetivos   

  • Compreender o futebol como forma de expressão de grupos sociais.
  • Vivenciar jogos com a bola no pé.
  • Conhecer e recriar as regras da modalidade.

Conteúdo(s) 

  • História do futebol no Brasil.
  • Preconceito de gênero, etnia e classe social.
  • Jogos com bola.

 

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

12 aulas.

Material necessário 

Bolas.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Pergunte quantas formas de futebol a meninada conhece. Proponha uma alternativa: o futebol de mãos dadas. Observe se houve exclusão e incentive modificações para que todos joguem.

2ª etapa 

Recrie a história do futebol no Brasil, pontuando que, no passado, muitos não podiam praticá-lo: negros, mulheres, pessoas com deficiência. Peça uma pesquisa com entrevistas: mães ou avós jogavam? E funcionários mais idosos? Discuta os resultados.

3ª etapa 

Apresente fotos com variações da modalidade (de salão, de praia etc.) e introduza o futebol em miniquadras. Coloque dois gols a cada meia quadra e estimule a garotada a criar regras.

Avaliação 

Observe as contribuições nas reflexões em grupo e a participação nas aulas práticas. Atente para a evolução de cada um no jogo e verifique a atuação dos menos participativos: veja se tiveram o direito a voz para expor problemas.

Créditos: Jussara de Andrade, Marluza Malacarne e Iara Tedesco Formação: Professoras de Educação Física da rede municipal de Vitória Créditos: Marcos Garcia Neira Formação: Da Universidade de São Paulo

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias