Função auditiva e comunicativa
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
6º
5 aulas.
Verifique as expressões que os alunos conhecem em inglês. Pergunte se eles vão ao shopping. O que significa essa palavra?
E, no computador, que palavras surgem? Peça que os alunos façam uma lista de estrangeirismos do dia-a-dia.
Escreva no quadro os termos e pronuncie-os com a classe.
Assistir aos vídeos de propagandas, como McDonald, Coca Cola etc.
Verificar se as palavras que aparecem no vídeos estão na lista do quadro.
Perguntar se identificaram a pronúncia das palavras em inglês e pedir que repitam.
Procurar nas revistas e jornais as palavras ou gravuras estudadas.
Hora de classificar as palavras escolhidas.
Apresente à turma um painel de cartolina com as seguintes divisões: technology, food, stores, others (tecnologia, comida, lojas, outros).
Explique o significado das categorias sem traduzi-las: use gestos e exemplos simples, como hambuguer is food.
Divida a turma em grupos e proponha que cada um organize as expressões relativas a uma categoria.
Entregue tiras de cartolina em branco e peça que escrevam nelas as palavras selecionadas.
Os alunos devem colá-las no painel embaixo da coluna correta.
Agora será a hora de classificar as gravuras recortadas, colar na cartolina e escrever seus nomes e categoria.
Entre as palavras sugeridas, escolha algumas terminadas em -s: Habibs, Bobs, McDonalds... Pergunte o que os três nomes têm em comum.
Leve-os a perceber o uso do -s (o caso genitivo) e explique que a terminação indica posse ou seja, que a lanchonete pertence ao Habib, ao Bob ou ao McDonald.
Peça à classe que cite lojas locais que levam o nome do dono: Toninho Bar, Pizzaria Fabrício... Como ficariam se seguissem a regra dos nomes de estabelecimentos em inglês?
Transforme alguns exemplos com os alunos (Toninhos, Fabrícios) e deixe-os exercitar com outros.
Para finalizar, sugira que os alunos criem um estabelecimento, desenhem um logotipo (símbolo que o identifica) e dêem a ele seus nomes usando o caso genitivo.
Registre a evolução de cada aluno, obervando a participação na pesquisa das palavras, na montagem do painel e na pronúncia. Confira se os que já estudam inglês seguem motivados.
Créditos: Edileusa Andrade de Carvalho Formação: Professora de Língua Inglesa da EMEF Presidente Kennedy, em São Paulo Créditos: Celina Fernandes Formação: Consultora de Língua Estrangeira
Últimas notícias