Objetivo(s)
- Compreender o processo de formação dos solos.
- Interpretar um perfil de solo.
- Analisar como a ação social modifica as características do solo.
Conteúdo(s)
- Formação de solos.
- Técnicas de descrição e caracterização de solos.
- Aproveitamento econômico e desequilíbrios no uso do solo.
Ano(s)
6º, 7º
Tempo estimado
6 aulas
Material necessário
- Cadernos e canetas para registro
- lupas
- trenas
- sacos plásticos
- rochas maes
- tipos de solo
Desenvolvimento
1ª etapa
Oriente a elaboração de um relatório sobre o que foi visto em campo. Cada horizonte deve conter informações sobre espessura, cor e granulometria.
Avaliação
Com base na análise dos registros do trabalho de campo (desenhos, anotações e tabelas), observe o entendimento dos conceitos estudados. Verifique se as eventuais diferenças entre os livros e a área examinada foram relacionadas pela turma à ação humana. Se houver dúvidas, peça que pesquisem a noção de processo para explicar as transformações.
Deficiências
Visual
Créditos: Leonardo Bez Formação: Geógrafo especialista em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal de Santa Catarina
Compartilhe este conteúdo:
Tags