Fenômenos químicos no preparo de pão
Pornovaescola
02/09/2017
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Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
4º, 5º
3 aulas
Proponha que separem um pequeno pedaço da massa, adicionem a ela o fermento (contém micro-organismos que realizarão a fermentação) e misturem bem. Oriente-os a fazer uma bola com a massa, esperar cerca de 20 minutos e observar o que ocorre. A massa deverá crescer. Questione-os sobre a ocorrência de transformações. Depois, peça que cortem a bola e observem as bolhas que se formaram na massa. Solicite aos alunos que tomem nota do que foi observado e discuta a formação das bolhas. Oriente-os a formular hipóteses: por que a massa cresceu?, o aparecimento das bolhas tem relação com o crescimento da massa de pão? Todas as hipóteses levantadas pelos alunos, certas ou erradas, devem ser discutidas. Em seguida, peça que eles a cheirem. Eles sentirão um leve odor de álcool, que é um dos produtos da reação química ocorrida. Explique que houve uma fermentação alcoólica, que liberou etanol e gás carbônico.
Para reforçar o processo de liberação de gás carbônico, solicite que misturem água e açúcar em um copo descartável e depois adicionem o fermento e misturem. Sugira que coloquem essa mistura com o auxílio de um funil dentro de uma garrafa descartável. Eles devem prender um balão na boca da garrafa com um barbante. Após alguns minutos, o balão vai começar a encher. Peça que avaliem se houve transformação. Eles devem perceber que a liberação do gás indica a ocorrência de uma reação química, uma vez que há a formação de produtos cuja composição difere da composição dos produtos iniciais.
Solicite que cada grupo organize as suas anotações e sugira a elaboração de um registro coletivo, observando se a turma compreendeu o conceito.
Oferecer oportunidades para que as crianças tenham contato com diferentes situações presentes no cotidiano é um bom meio de estimular a mente dos alunos com deficiência intelectual. Mesmo se a criança ainda não for capaz de formular as hipóteses por escrito, ofereça a ela um papel importante na experiência. Este aluno participa de todas as discussões e pode ser o responsável por escrever a receita do pão (a lista dos ingredientes e as quantidades) que vai servir como guia para a turma. Fazer o registro fotográfico de cada uma das etapas do experimento e mostrar este material ao aluno também contribui para que ele perceba as transformações na massa. Se necessário, repita a experiência e amplie o tempo de realização das etapas deste plano de aula. No caso dos alunos com deficiência intelectual, não deixe de contar com o apoio do profissional responsável pelo AEE.
Intelectual
Créditos: Alline Soler Formação: Professora de Ciências Créditos: Thiago Tassinari Lopes Formação: Químico e pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo
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