Fazendo uma Entrervista

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Aprimorar a fala em situação de comunicação oral formal.
- Participar de uma situação de comunicação oral formal.
- Reconhecer algumas das características e funções de uma entrevista.
- Ampliar capacidade dos alunos de ler entrevistas.

Conteúdo(s) 

- Características e funções de uma entrevista.
- Adequação da fala à situação formal de entrevista.
- Utilização de recursos próprios à situação de entrevista.
- Realização de leitura de textos informativos. 

Ano(s) 

Tempo estimado 

4 horas

Material necessário 

Um gravador;

Papel;

Caneta.

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Os alunos assistiram a um vídeo sobre como realizar uma entrevista e elaborarão um roteiro para sua realização.

 

2ª etapa 

Marcando a entrevista e definindo os papéis de cada aluno na realização da entrevista

Após ter o roteiro pronto, já se pode agendar a entrevista. Combine com a classe qual a melhor data, quando a turma já estiver pronta para sua realização. Em seguida, defina o que precisará ocorrer na entrevista: quem fará as perguntas, como será a gravação e quem ficará responsável por essa tarefa, de que maneira irão receber o professor, como vão acompanhar a atividade e quem irá assinalar no roteiro as perguntas já feitas. 

3ª etapa 

Ensaio da entrevista

Após ter o roteiro pronto e definidos os papéis de cada um, faça um ensaio com os alunos. Promova uma simulação na qual você será o entrevistado e os alunos, os entrevistadores. Nesse momento, crie situações possíveis de serem vividas numa entrevista para ver como os alunos se saem. 

4ª etapa 

Realização da entrevista

No dia da realização da entrevista verifique se todos os instrumentos necessários para a realização da entrevista estão disponíveis: filmadora/gravador,  roteiro da entrevista. Os alunos que farão as perguntas deverão estar cientes da ordem em que deverão se pronunciar. No momento da entrevista, o professor poderá fazer perguntas não previstas no roteiro e sinalizar o grupo caso ocorra repetição de perguntas, por exemplo. Deve, no entanto, fazer isso com cuidado para que seja apenas uma intervenção pontual e a entrevista seja realizada pelos alunos.

Avaliação 

Após as aulas será realizada uma roda de conversa pra que todos se manifestem e possam falar sobre o momento de entrevissta. Será avaliada a interação e o conhecimento do aluno.      

Créditos: Denise Guilherme Formação: assessora pedagógica de formação de professores de redes municipais de educação

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias