Familiarizando-se com formas,números e cores.
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
?Objetivos gerais:
Desenvolver a coordenação motora, socialização, e assimilação de formas geométricas,cores e dígitos.
Objetivos específicos:
??Que as crianças desenvolvam a coordenação motora grossa executando movimentos como lançar,saltar,agachar.Reconhecer formas geométricas números e cores.
- Brincadeiras
Pré-escola
35 minutos
Formas geométricas confeccionadas com materiais alternativos (embalagens para leite)
??Parte inicial.
Apresentar as formas geométricas, os números de 1 a 3 e as cores.
Par?te principal.
As crianças serão posicionadas no centro do circuito , em seguida serão demostradas as brincadeiras
?Para que as crianças não tenham que aguardar muito para que chegue sua vez de participar da brincadeira, distribuíremos as crianças em grupos menores.
Brincadeira 1-Amarelinha com as formas geométricas
Serão colocadas no chão as formas numa sequencia formando a "amarelinha" ,com a ajuda de um dado contendo as mesmas formas que será lançado por cada participante vai ser escolhida a forma a NÃO ser pisada pelo participante que irá até o fim e depois retornará também evitando pisar na forma escolhida e em seguida se dirige ao final da fila.
Brincadeira 2- Travessia da ponte das formas geométricas coloridas.
Será formada uma ponte com as formas e cada aluno também lançará um dado contendo a cor das formas ,onde SOMENTE poderá passar sobre as formas com essa cor (se errar o jacaré vai pegar o pé) usaremos o lúdico para representar o rio, jacaré...
Brincadeira 3- Sequência das formas.
O participante deve memeorizar o número atribuido a si pelo professor e associar com a forma equivalente ao número, sendo assim o primeiro buscará sua respectiva forma e entregará ao próximo que por sua vez colocará de volta essa forma e trará a sua respectivamente.
Brincadeira 4- Corredor dos movimentos.
Neste corredor haverá uma sequencia aleatória em que cada forma tem e uma cor contendo um número que representa um movimento, assim sendo em fila indiana as crianças percorreram o corredor fazendo os movimentos, podendo cada aluno seguir imediatamente o próximo respeitando um aluno por figura.
Analise se as crianças avançaram no uso social dos números,cores e formas através das brincadeiras, na comparação e na utilização das informações atravéz de perguntas coletivas. É importante também observar os critérios utilizados para fazer as comparações. Pensando que o aprendizado do sistema numérico é sequencial, você pode analisar aspectos como: os tópicos das discussões, os equívocos das crianças, as questões que ainda poderiam ser explorados e quais outras informações podem ser incluídas nas próximas aulas.
Últimas notícias