Familiarizando-se com formas,números e cores.

POR:
professor

Objetivo(s) 

?Objetivos gerais:

Desenvolver a coordenação motora, socialização, e assimilação de formas geométricas,cores e dígitos.

Objetivos específicos:

??Que as crianças desenvolvam a coordenação motora grossa executando movimentos como lançar,saltar,agachar.Reconhecer formas geométricas números e cores.

Conteúdo(s) 

- Brincadeiras


 

Crianças da pré-escola da Escola de Educação Infantil do Ses. Imagem:Tamires Kopp

Ano(s) 

Pré-escola

Tempo estimado 

35 minutos

Material necessário 

Formas geométricas confeccionadas com materiais alternativos (embalagens para leite)

Desenvolvimento 

1ª etapa 

??Parte inicial.

Apresentar as formas geométricas, os números de 1 a 3 e as cores.

2ª etapa 

Par?te principal.

As crianças serão posicionadas no centro do circuito , em seguida serão demostradas as brincadeiras

 ?Para que as crianças não tenham que aguardar muito para que chegue sua vez de participar da brincadeira, distribuíremos as crianças em grupos menores.

Brincadeira 1-Amarelinha com as formas geométricas

Serão colocadas no chão as formas numa sequencia formando a "amarelinha" ,com a ajuda de um dado contendo as mesmas formas que será lançado por cada participante vai ser escolhida  a forma a NÃO ser pisada pelo participante que irá até o fim e depois retornará também evitando pisar na forma escolhida e em seguida se dirige ao final da fila.

Brincadeira 2- Travessia da ponte das formas geométricas coloridas.

Será formada uma ponte com as formas e cada aluno também lançará um dado contendo a cor das formas ,onde SOMENTE poderá passar sobre as formas com essa cor (se errar o jacaré vai pegar o pé) usaremos o lúdico para representar o rio, jacaré...

Brincadeira 3-  Sequência das formas.

O participante deve memeorizar o número atribuido a si pelo professor e associar com a forma equivalente ao número, sendo assim o primeiro buscará sua respectiva forma e entregará ao próximo que por sua vez colocará de volta essa forma e trará a sua respectivamente.

Brincadeira 4- Corredor dos movimentos.

Neste corredor haverá uma sequencia aleatória em que cada forma tem e uma cor contendo um número que representa um movimento, assim sendo em fila indiana as crianças percorreram o corredor fazendo os movimentos, podendo cada aluno seguir imediatamente o próximo respeitando um aluno por figura.

Avaliação 

Analise se as crianças avançaram no uso social dos números,cores e formas através das brincadeiras, na comparação e na utilização das informações atravéz de perguntas coletivas.  É importante também observar os critérios utilizados para fazer as comparações. Pensando que o aprendizado do sistema numérico é sequencial, você pode analisar aspectos como: os tópicos das discussões, os equívocos das crianças, as questões que ainda poderiam ser explorados e quais outras informações podem ser incluídas nas próximas aulas.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias