Explorando porcentagens

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Resolver situações diversas com cálculos percentuais.
- Relacionar as situações e suas estratégias de resolução. 

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

Seis aulas

Material necessário 

Calculadoras e notícias de jornais, propagandas e folhetos comerciais com porcentagens.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Distribua as notícias, as propagandas e os folhetos aos alunos e peça que, em duplas, eles interpretem o significado dos números acompanhados do sinal %. O que significam? Como foram calculados? Todos deverão expor suas hipóteses e registrá-las. 

2ª etapa 

Retome as conclusões dos estudantes sobre como obter porcentagens. Em seguida, apresente a seguinte lista de cálculos para que, individualmente, eles os classifiquem em fáceis e difíceis e justifiquem suas decisões.
- 100% de 50
- 12% de 332
- 30% de 1.556
- 150% de 400
- 50% de 30
- 11% de 622
- 43% 1.533
- 6% de 998
- 25% de 44
- 95% de 10
- 69% de 69
- 0,5% de 2.978
- 50% de 50
- 310% de 198

3ª etapa 

Organize uma sessão de cálculo mental com os exercícios anteriores para recuperar as estratégias descritas nas justificativas. Para conferir se as respostas estão certas, os alunos devem usar a calculadora.

4ª etapa 
Peça que os alunos registrem os tipos de resolução que surgiram na sessão de cálculo mental e, então, confiram se as propostas poderiam ser mais práticas. A ideia aqui é levar a turma a perceber que toda porcentagem envolve a questão de proporcionalidade entre o todo e uma parte. Sistematize o conteúdo, mostrando os prós e os contras das resoluções. 

Flexibilização 

2ª etapa  Converse com o professor da sala de recursos para ver as possibilidades de adaptação.  3ª etapa  Selecione os exercícios com porcentagens básicas, como 100% e 50% e valores redondos.  4ª etapa  Peça que os alunos registrem os tipos de resolução que surgiram na sessão de cálculo mental e, então, confiram se as propostas poderiam ser mais práticas. A ideia aqui é levar a turma a perceber que toda porcentagem envolve a questão de proporcionalidade entre o todo e uma parte. Sistematize o conteúdo, mostrando os prós e os contras das resoluções.  5ª etapa  Substitua os valores originais por números redondos. No caso de estudantes com deficiência intelectual, retome a investigação das relações entre porcentagem e proporção com base em cálculos que envolvam números redondos e percentuais básicos, como 25, 50 e 100.  

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Daniela Padovan Formação: Mestre em didática da Matemática e coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de São Paulo.

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