Exercitando o senso crítico ao apreciar obras audiovisuais

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Despertar o espírito crítico na apreciação de obras audiovisuais
  • Criar coletivamente um produto com imagens e textos

Conteúdo(s) 

  • História da fotografia e do cinema
  • Linguagens e gêneros audiovisuais
  • Noções de óptica
  • Elementos de semiótica (estudo do significado das imagens)

Ano(s) 

8º, 9º

Tempo estimado 

14 aulas

Material necessário 

TV, DVD e computador com internet

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Pergunte aos alunos como eles se relacionam com a fotografia e o cinema. O que costumam clicar? Onde assistem a filmes? Avalie aspectos técnicos (foco, enquadramento etc.) e competências de apreciação (identifique se eles entendem que as histórias e mensagens subjetivas - os significados - são comunicadas por falas, textos, imagens e sons).

2ª etapa 

Explore a história da fotografia mostrando a câmara escura, que possibilitou a projeção de imagens (veja como construir no site www.eba.ufmg.br/cfalieri/pinhole.html), e processos de fixação de imagens, que permitiram gravar e imprimir fotos.

3ª etapa 

Leve exemplos dos primeiros filmes, como Viagem à Lua (1902), do cineasta Georges Méliès (veja em https://www.youtube.com/watch?v=g1cOraF64jQ). Ao discutir com a classe a história e os significados do filme, enfatize o papel dos recursos audiovisuais para comunicá-los.

4ª etapa 

Escolha um videoclipe para analisar criticamente com a turma. Prefira exemplos narrativos, como Ela Disse Adeus, dos Paralamas do Sucesso (veja em https://www.youtube.com/watch?v=RUz5HselkVk). Deixe-os interpretar a história e seus significados, questionando  as diferenças quando apenas se ouve a música e quando se vê o clipe.

5ª etapa 

Hora da produção. Divida a sala em grupos para escrever uma pequena narrativa com início, meio e fim, pensando em como ela poderia ser adaptada visualmente. Peça que fotografem cada cena e montem uma espécie de fotonovela, com imagens e legendas descritivas. Debata com a classe como as histórias e seus significados foram comunicados.

Produto final 
Exposição das narrativas visuais.

Avaliação 

Verifique nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado das noções de análise crítica. No trabalho prático, avalie conhecimentos técnicos e o uso dos recursos audiovisuais para contar a história e seus significados.

Créditos: Rogério Andrade Bottoni Formação: Arte-educador do Instituto Efigênia Vidigal, em Belo Horizonte Créditos: Marisa Szpigel Formação: Selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10

Compartilhe este conteúdo: