Compartilhe:

Jornalismo

Confira uma entrevista com o escritor Pedro Bandeira

NOVA ESCOLA fez uma transmissão ao vivo com ele no dia 19 de outubro e levantamos algumas sugestões para envolver a classe toda nesse evento

PorAnna Rachel Ferreira

13/10/2016

Crédito: Rubens Romero

 

O escritor Pedro Bandeira participou de uma transmissão ao vivo no Facebook de NOVA ESCOLA no dia 19 de outubro (quarta-feira), às 14h30. Neste mês, o autor relançou oito de seus títulos. Todos foram revisados por ele mesmo e ganharam novas capas e ilustrações. No evento online, o autor conversou sobre essas publicações, sua relação com a literatura como produtor e leitor e outras coisas mais. Essa foi uma ótima oportunidade para os professores convidarem seus alunos para acompanhar a transmissão. Recebemos perguntas de crianças de escolas de todo o país que foram respondidas pelo escritor em tempo real. 

Santista, de 74 anos, Pedro Bandeira é um dos mais renomados autores de literatura infanto-juvenil do país. Desde a década de 1980, ele vem recebendo prêmios por livros. O Fantástico Mistério de Feiurinha (1986) rendeu a ele o celebrado Jabuti e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil o reconheceu por Caras, Carinha e Caretas (2001). Seus títulos são amplamente utilizados nas escolas para os alunos do Ensino Fundamental e, inclusive, costumam vir acompanhados de um encarte com sugestões de atividades para antes, durante e depois das leituras.

Confira, abaixo, as sugestões que demos para preparar os estudantes para esse encontro virtual e 5 dicas para garantir que a transmissão fosse vista pela sala toda.

 

Aquecimento para o evento

 

1) Proponha que a turma pesquise a biografia do autor

No site oficial do Pedro Bandeira há vários aspectos interessantes sobre a vida dele. Você sabia que ele já dirigiu peças e atuou no teatro? Existem muitas coisas para descobrir e isso tudo aproxima os estudantes do autor e facilita a compreensão da conversa de quarta-feira. Além dessa fonte, a turma pode consultar a descrição escrita nas publicações dele ou fazer pesquisas autônomas na internet e depois compartilhar com todos o que encontrou.

2) Faça a leitura coletiva de uma obra do autor

Eleja um livro de Pedro Bandeira para que todos leiam. Assim, é possível fazer uma análise mais aprofundada da estrutura textual utilizada por ele. Você pode iniciar a apreciação pelo título, a capa e as ilustrações. Depois, separe aulas para ler trechos em conjunto (às vezes você atua como modelo e em outras os alunos leem em voz alta).

3) Leiam obras diferentes e compartilhem impressões e experiências

Leve os estudantes até a biblioteca ou disponibilize vários livros do autor na sala. Combine para que os estudantes leiam em casa ou reserve algum tempo da aula e, depois, organize uma roda de leitores. Nesse momento, cada aluno pode contar como foi sua experiência com a obra escolhida e apontar onde ele enxerga os aspectos levantados durante as pesquisas.

4) Estude o estilo dos livros dele

Aqui, a pesquisa será focada nas obras. Com base nos gêneros que a turma já conhece, identifique as características dos textos de Pedro Bandeira e os assuntos mais comumente tratados por ele. Você também pode destacar o que muda no texto conforme muda o gênero e o público. Muitos autores fazem esse intercâmbio. Pedro, por exemplo, escrevia reportagens antes de se dedicar à literatura infanto-juvenil.

5) Analise o contexto histórico do escritor

Converse sobre quando o autor começou a produzir suas obras e como a época influenciou seu trabalho. No início, Pedro escrevia para os jovens da década de 1970, bem no meio da Ditadura Militar. Esse período político influenciou a produção cultural como um todo no país. Busquem identificar se há reflexos nos livros dele.

6) Faça um roteiro de perguntas

Com base nas pesquisas sobre o autor e na leitura de, ao menos, uma de suas obras, peça que os estudantes pensem no que querem perguntar a Pedro Bandeira. Escreva as sugestões no quadro e as discuta com a turma toda. Combinem de levar essas questões para a transmissão online que ocorrerá no dia 19 de outubro.

 

Cinco dicas para garantir que a sala toda acompanhe a transmissão

Os aspectos técnicos também precisam ser levados em conta e planejados para não frustrar a turma no contato com Pedro Bandeira. Confira, a seguir, alguns cuidados importantes.

1 - Reserve uma sala com acesso à internet.

2 - Planeje se cada estudante assistirá em um computador ou se todos verão juntos.

3 - Caso opte por todos assistirem juntos, solicite um Datashow e um telão ou escolha uma parede branca para projetar a transmissão.

4 - Teste o som para garantir que todos ouçam e confira se todos os equipamentos estão funcionando adequadamente.

5 - Se tiver computadores individualizados, cuide para que todos tenham fones de ouvido em bom funcionamento.

Bônus: Durante a transmissão, tire uma foto da turma em ação e envie para o Facebook de Nova Escola. smile

 

 

 

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias