evolucao

POR:
professor

Objetivo(s) 

Analisar como os evolucionistas explicam a seleção natural e seus processos

Conteúdo(s) 

Seleção Natural

Ano(s) 

Material necessário 

Reportagem da Veja

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

Enfatize o caráter revolucionário da obra de Darwin, numa época (séc. XIX) em que ainda dominava a idéia da criação divina das espécies, que teriam permanecido iguais em número e aspecto - conceito conhecido como fixismo ou imutabilidade das espécies.

 

 Mais sobre pré-história

Ao examinar fósseis de animais, alguns naturalistas questionavam, já no século XVII, a idéia fixista. Como explicar a existência de animais desaparecidos há tempos que possuíam apenas algumas características diferentes dos atuais? Para os defensores do criacionismo, tratava-se de animais mortos no Dilúvio ou de formas que Deus havia descartado.

Quem primeiro sugeriu uma teoria da transformação das espécies, em 1800, foi o biólogo francês Jean-Baptiste de Monet, cavaleiro de Lamarck (1744-1829), que a submeteu a quatro leis fundametais:


- Os seres vivos evoluem de estruturas simples para mais complexas;
- Uma espécie pode se transformar para adaptar-se ao ambiente em que vive;
- Um órgão ou parte do corpo tende a se desenvolver pelo uso constante ou a se atrofiar pelo desuso;
- As características adquiridas, abandonadas ou modificadas no indivíduo ao longo da vida poderiam ser herdadas por seus descendentes. (Hoje sabemos que não se transmitem à prole alterações causadas por fatores ambientais.)

Cinco anos num navio
De 1831 a 1836, o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) fez uma viagem à volta do mundo: foi a Cabo Verde, Bahia e Rio de Janeiro, Terra do Fogo, ilhas Galápagos, Nova Zelândia, Austrália e o litoral do Chile ao Peru. Nesse circuito, coletou vasto material geológico e zoológico, levando-o a concluir que, de uma região a outra, uma mesma espécie animal apresentava pequenas variações. E, assim, pôde esboçar sua teoria da evolução dos seres vivos.

Na base dessa teoria, Darwin colocou a luta pela vida: apenas os mais fortes e aptos conseguem sobreviver. Ou seja, a própria natureza faz uma seleção natural. Em 1859, publicou o resultado de vinte anos de pesquisas: A Origem das Espécies, desencadeando uma longa série de polêmicas. Hoje é considerado responsável por uma revolução na Ciência, sobretudo a Biologia, pois colocou todos os seres vivos submetidos às leis naturais.

Além da viagem a bordo do navio Beagle, foram decisivas na construção das idéias de Darwin a obra de Charles Lyell, Princípios de Geologia, e a do economista Thomas Malthus, Ensaio sobre Populações, defendendo a tese da escassez crescente de alimentos (produzidos em progressão artimética) frente ao aumento em progressão geométrica da população.

Os adaptados sobrevivem
Comparando os diversos tipos de tentilhões existentes no arquipélago de Galápagos (Equador), Darwin percebeu que esses pássaros variavam em tamanho e forma de bicos, diferenças que determinavam o tipo de alimento de que se nutriam: o tentilhão de bico mais robusto comia cocos que podia quebrar, enquanto o de bico fino e longo retirava larvas de troncos. Darwin concluiu que, por conta dos bicos modificados, acabaram adquirindo a habilidade de usar outras fontes de alimento. E, como não disputavam a mesma comida, as aves aumentaram as chances de sobrevivência de seus descendentes.
 

Embora não soubesse explicar como apareceram as mudanças (que hoje sabemos surgiram ao acaso, graças às mutações, alterações no DNA das células) nem como se fazia a transmisão das características através das gerações, Darwin estava certo de que a hereditariedade era um fato comum a todos os seres vivos.

Após a leitura da reportagem e da introdução desta atividade, o professor proponha as seguintes questões aos alunos:


Como Lamarck explicaria a evolução do pescoço da girafa, lembrando que ela come folhas de árvores? E Darwin?

2ª etapa 

Segundo Lamarck, o filho de um halterofilista nasceria "fortão"? Por quê?

3ª etapa 

Se os rabos de certos ratos fossem cortados a cada geração, o que aconteceria de acordo com a lei de uso e desuso de Lamarck? E segundo Darwin?

4ª etapa 

A teoria da seleção natural é às vezes simplificada como a "lei do mais forte". Para Darwin, a seleção das espécies ocorre devido à força bruta? Peça aos alunos que justifiquem a resposta.

5ª etapa 

Darwin disse que o homem e o macaco têm um ancestral comum. Isso foi traduzido erroneamente como "o homem descende diretamente do macaco". Peça que expliquem a diferença.

Créditos: Marcos Engelstein Formação: Professor de Ciências do Colégio Santa Cruz e de Biologia do Colégio Renascença, de São Paulo

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias