Eta soninho bom!

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Propiciar momentos de descanso proveitosos.

Conteúdo(s) 

Descanso

Ano(s) 

Creche

Tempo estimado 

Livre

Material necessário 

  • Berços;
  • colchonetes (que podem ser substituídos por esteiras ou redes);
  • lençóis.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Antes da hora de dormir 

- Certifique-se de que a sala esteja limpa, organizada, arejada e com pouca iluminação. Uma música suave torna o ambiente mais acolhedor.
- Até os 8 ou 10 meses, os bebês ficam em berços, que devem estar distantes uns dos outros, no mínimo, 60 centímetros. Quando começarem a descer por conta própria, o melhor é recorrer a colchonetes. Eles devem ser colocados lado a lado. Caso haja pouco espaço, coloque as crianças em posição invertida: uma na cabeceira e outra nos pés, evitando a respiração face a face. Em regiões de inverno intenso, forre o chão com placas de EVA, fáceis de higienizar e inodoras.
- Antes de os pequenos deitarem, retire babadores, calçados e roupas apertadas ou volumosas.
- Não deixe que adormeçam com fraldas sujas ou molhadas.
- Os cobertores e lençóis são de uso exclusivo de cada um, mesmo que não sejam trazidos de casa. Isso evita a transmissão de pediculose (piolho), escabiose (sarna) ou outras doenças.
- Alguns rituais, como contar histórias e ninar, ajudam a diminuir a ansiedade e agitação. Objetos usados em casa (paninhos, chupetas e brinquedos) podem trazer segurança afetiva.

Durante o sono 
- Um adulto deve sempre ficar por perto durante a soneca, pois uma criança pode acordar assustada ou indisposta e precisar de ajuda imediata, ou tropeçar ao levantar. Às vezes, algumas querem brincar ou acordar o amigo ao lado.
- Não interrompa o sono das crianças.
- Algumas podem resistir em função da mudanças de rotina da família no dia anterior, início de uma infecção e erupção de dentes, por exemplo. Para esses momentos, monte na sala um canto com livros, brinquedos e outros materiais. Assim, elas se entretêm em atividades calmas e silenciosas.

Depois do despertar 
- Retire os materiais com a ajuda dos maiores.
- Faça a higienização dos colchões

Flexibilização 

Ofereça um ambiente bem adaptado para que o bebê possa alcançar objetos próximos e tenha certa mobilidade. Os colchonetes ajudam muito as crianças com deficiência física nos membros inferiores. Caso todos durmam em berços você deve ajudar o bebê a descer quando ele desejar. Mantenha um bom contato com a família e com os profissionais de saúde que acompanham essa criança. A troca de informações entre vocês é fundamental para encontrar caminhos para desenvolver a autonomia dos bebês.

Deficiências 

Física

Créditos: Rose Mara Gozzi Formação: Diretora da creche da Universidade de São Paulo - Unidade Oeste, em São Paulo.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias