Estudo dos fundamentos da fisiologia humana

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Compreender a finalidade da atividade física

Conteúdo(s) 

Conhecimento dos principais músculos envolvidos em determinados movimentos; identificação das capacidades físicas - condicionantes e coordenativas - bem como as habilidades motoras - básicas e específicas - trabalhadas durante a atividade.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

Duas a quatro aulas

Material necessário 

  • 01 rede de voleibol
  • 04 bolas de voleibol ou de iniciação esportiva
  • 08 cones
  • 01 bola de handebol meio murcha (para facilitar a empunhadura e estimular o passe como alternativa mais eficiente)
  • 01 bola de basquete
  • 01 bola de futsal
  • coletes de duas cores

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Com o uso de pôsteres, vídeos instrucionais e outros materiais audiovisuais, o professor pode aumentar os conhecimentos dos estudantes sobre o próprio corpo. As atividades físicas devem indicar os músculos trabalhados, as características aeróbicas e anaeróbicas que desenvolvem etc.

 

Aquecimento: Peça que os alunos sugiram um pega-pega que conheçam e gostem. Pode ser qualquer um que eles estejam acostumados a brincar. Valorize as sugestões trazidas e utilize, necessariamente, alguma delas. Mesmo que tenha que fazer algum tipo de adaptação pelas características do espaço disponível ou pelo número de alunos presentes. Possíveis sugestões: pega-pega corrente, pega-pega nunca três (em pé ou sentado), pega-pega pula cela, mãe da rua etc.

2ª etapa 

Explique a proposta do dia dizendo que experimentarão jogos pré-desportivos relacionados às quatro modalidades mais praticadas na escola: vôlei, handebol, basquete e futsal. Como o tempo de uma aula provavelmente não será suficiente, peça para que a turma eleja duas modalidades para cada dia.

3ª etapa 

Sugestões para os jogos:

Vôlei 
Jogos 3x3 ou 4x4 (cada equipe em ¼ de quadra), de modo que se tenha de 12 a 16 alunos jogando simultaneamente. Utilizar somente a manchete e o toque. Delimite as quadras utilizando cones (ou outro material) e tenha o cuidado de reduzir o comprimento das mini-quadras. As equipes que não estiverem jogando deverão aguardar no fundo ou nas laterais atentas para substituir imediatamente quando a equipe que estiver em sua quadra sofrer o primeiro ou o terceiro ponto (combinem previamente).

Handebol 
Utilize a quadra toda (7x7) de modo que 14 alunos joguem simultaneamente. As substituições podem ocorrer da seguinte forma: 1) Quem estiver na espera fica próximo ao gol de sua equipe; 2) Ocorrências possíveis e seqüência do jogo: a) o goleiro que sofrer um gol irá para a área de espera; b) o goleiro que defender uma finalização substituirá o defensor de sua equipe que marcava o atacante que fez a tentativa, este defensor irá para a área de espera e um novo goleiro entrará em ação.

Basquete 
Os jogos podem ser feitos na quadra inteira. Escolha um local em cada lateral da quadra para que este seja a área de espera / posto de troca. O aluno que fizer uma cesta irá para a área de espera da equipe adversária e será substituído por um integrante de sua antiga equipe. A idéia básica é esta: quem pontua sai do jogo e na próxima oportunidade de jogar, já fará parte de outra equipe.

Futsal 
Pode-se utilizar o mesmo funcionamento proposto para o handebol, porém com jogos 5x5.

4ª etapa 

Alongamento: peça para que a turma faça uma roda e que deem uma distância dos colegas ao lado para que tenham espaço para realizar os exercícios. Estipule um tempo para a realização do alongamento para que eles não apressem esta etapa. Peça sugestões de exercícios de alongamento aos alunos, estabelecendo somente que eles deverão respeitar uma seqüência: iniciar pelos membros inferiores e prosseguir até chegarem aos membros superiores.

Avaliação 

Roteiro de avaliação para discutir os jogos e exercícios propostos: 1. O que estes jogos têm em comum ou em que pontos são ao menos semelhantes? - fundamentos técnicos de defesa: postura defensiva, deslocamentos defensivos, desarmes, rebotes de defesa; - fundamentos técnicos de ataque: passes, lançamentos, finalizações, rebotes de ataque. Princípios táticos: leitura da defesa, circulação da bola, identificação de companheiro desmarcado, identificação do posicionamento do adversário, tomadas de decisão. 2. Identificar as passagens dos jogos em que existe oponência (enfrentamento do adversário) e em que existe cooperação (passes, trabalho em equipe, etc). 3. Alongamento: Se possível, utilize um pôster do sistema muscular humano para motivar e facilitar a avaliação. - Quais foram os grupos musculares mais exigidos durante as atividades? - Estes músculos foram devidamente cuidados no alongamento final? Em caso afirmativo, durante quais exercícios? Em caso negativo, quais exercícios poderiam ser interessantes? Referência Bibliográfica Currículo de Educação Física para o Ciclo II do Ensino Fundamental, 6º ano, 1º bimestre

Créditos: Fabiana Pinheiro Pereira Formação: graduada em Esporte pela USP.

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