Estudo de texto-canção em Língua Estrangeira

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Ler textos-canção e reconhecer suas características principais.
  • Reconhecer palavras em atividades de audição e saber grafá-las.
  • Avaliar a influência da cultura local em uma produção musical.
  • Retomar o uso de pronomes (sujeito e objeto) e tempos verbais (presente e passado simples).
  • Ampliar o vocabulário, relacionando léxico com contexto de produção da canção.

 

Conteúdo(s) 

  • Leitura
  • Ampliação de vocabulário
  • Tempos verbais (presente simples e passado simples)
  • Pronomes pessoais
  • Adjetivos possessivos

Ano(s) 

8º, 9º

Tempo estimado 

4 aulas

Material necessário 

Letra da música Redemption Song, de Bob Marley, com palavras suprimidas (disponível em www.ne.org.br), aparelho de reprodução de CD e o CD Uprising, de Bob Marley, com a música da atividade.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Pergunte aos jovens o que eles entendem por texto-canção e quais suas características (rimas, repetições, analogias, metáforas e organização em versos, entre outras). Diga que vão ouvir uma canção de Bob Marley (1945-1981), cantor e compositor jamaicano que tornou o reggae um gênero musical popular no mundo. Questione onde fica a Jamaica e por que lá se fala inglês (o território foi colônia britânica de 1670 a 1838). Agora, fale o nome da canção: Redemption Song. Os estudantes a conhecem? O que esperam de uma música com esse título? A música foi composta no fim da década de 1970, quando Marley foi diagnosticado com câncer. Entregue as cópias da letra com palavras suprimidas e toque-a três vezes. 

2ª etapa 

Preenchida a folha, toque a canção novamente, parando após os trechos que devem ser completados. Os alunos têm de falar a palavra ouvida para que você a escreva no quadro e eles possam verificar a grafia. Por fim, converse sobre a impressão que a canção causou. Solicite que a leiam de modo a encontrar palavras ou expressões que justifiquem a opinião. Explique que religião e música são elementos culturais emblemáticos da Jamaica e peça que identifiquem na letra palavras relacionadas ao universo religioso. 

3ª etapa 

Convide os estudantes a fazer outra análise do texto, sublinhando pronomes pessoais ou adjetivos possessivos. Solicite, então, que digam a quem ou a que se refere cada um dos pronomes. Lance uma nova forma de olhar a canção: o autor usa a variação linguística intitulada de culta? Repare se a moçada identifica que, em alguns momentos, o autor usa o inglês dos jamaicanos mais simples. Isso dá sentido ao texto, mostra a origem do compositor e a quem a canção é dirigida. 

4ª etapa 

Reflita com os alunos sobre o uso da forma verbal "rob" no primeiro verso. Em que tempo está? Peça que a comparem com verbos dos versos que seguem. Solicite explicações sobre esse uso e que relacionem esse elemento com a intencionalidade da canção. Conte que, em geral, não se espera o caráter expositivo de um texto poético, mas isso é possível.

Avaliação 

Verifique o desempenho ao longo da atividade de escuta, ajudando-os a esclarecer passagens em que houve dificuldade. Avalie o desempenho em relação aos conteúdos abordados nas leituras analíticas.

Créditos: Celina Fernandes Formação: Coordenadora pedagógica da Escola Bialik, em São Paulo, e assessora educacional para a área de linguagem

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias