Estudando a paragrafação de verbetes enciclopédicos
Pornovaescola
02/09/2017
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Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
3º, 4º, 5º
1 aula.
Selecione dois verbetes para serem utilizados como referências. Transcreva o primeiro no papel pardo. Apresente-o aos alunos e, depois, leia-o com eles, estudando seus sentidos. Por exemplo: GIRAFA
Nome científico: Giraffa camelopardalis.
As girafas podem ser encontradas em todo o território do centro e do sul do continente africano. Gosta de viver nas estepes e savanas, em amplos espaços, onde pode correr velozmente. Para se defender, só pode dar coices, que, apesar de serem mortais se acertarem em alguém ou algum animal, são difíceis de aplicar quando corre. O fato de ter de se agachar para conseguir beber água, faz com que a girafa seja vulnerável e então os seus predadores, os leões, não perdem a oportunidade. Por esse motivo, as girafas vivem em grupos familiares que podem ter até dez elementos e, desses, um dos adultos está sempre alerta enquanto os outros descansam, bebem água ou se alimentam - e eles têm um olfato e visão dignos do seu tamanho! Os longos pescoço e patas das girafas permitem que esses herbívoros comam as folhas das copas das árvores, inacessíveis a outros animais. Uma girafa adulta pode medir 4 metros de comprimento, 6 metros de altura e pesar cerca de 1,2 mil quilos. O macho é significativamente maior e mais robusto que as fêmeas. O tempo de gestação ronda os 420 dias, nascendo uma única cria, que é amamentada pela mãe. Ao resto do grupo, cabe o papel de proteger a cria dos predadores, e as pequenas girafas têm alguns, entre eles o leão e a hiena. Em seguida, solicite que indiquem o tipo de informação apresentada em cada parágrafo. Por exemplo:
Solicite a cada dupla que reescreva o verbete, paragrafando-o de acordo com critérios que selecionarem. Analise qual foi a apropriação de cada dupla, programando as retomadas necessárias.
Flexibilização para deficiência visual com baixa visão Escreva no quadro ou digite e imprima todos os textos a serem utilizados em fonte ampla, com espaços bem definidos ou ainda em contraste - obtenha informações sobre como fazê-lo com a família, o AEE ou ainda com os profissionais que atendem ao aluno. Busque informações sobre outros recursos necessários, como a lupa e o apoio de livros e de textos. Oriente o estudante a acompanhar o texto na folha impressa se achar necessário. Fale em voz alta todas as informações e as referências usadas na apresentação escrita. Responsabilize o aluno com baixa visão a ditar para o colega que formar dupla com ele. Disponibilize mais tempo para o aluno trabalhar, a ponto de prorrogar a entrega caso seja necessário.
Visual
Créditos: Kátia Lomba Bräkling Formação: Especialista em ensino da Língua Portuguesa ? da Alfabetização ao Ensino Médio ? formadora de professores na área de ensino de língua e organização curricular, assessora e consultora na área de Ensino de Linguagem e de Reorganização Curricular (para escolas da rede pública e particular, assim como demais órgãos e instituições de Educação).
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