Estrangeirismo em todos os lugares
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
8º
2 aulas.
Entrega de um texto aos alunos, da internet, revistas, jornais e livros. Que contém várias palavras do estrangeirismo, pedir que os próprios alunos leiam, e ao final, pedir que eles identifiquem as palavras que são do estrangeirismo.
Fazer uma “brainstorm” no quadro com essas palavras do texto. Pedir aos alunos que citem mais palavras que eles conhecem, de jogos, da internet.
Uso de uma folha contendo vários exemplos do estrangeirismo e ir discutindo com os alunos um a um. Usar charges, fotos, figuras, etc. Discussão do tipo, onde são usadas essas palavras, em que contextos? (internet? Alimentos? Musica? Informática? Etc...)
Verifique as expressões que os alunos conhecem em inglês. Pergunte se eles vão ao shopping. O que significa essa palavra? E, no computador, que palavras surgem? Peça que os alunos façam uma lista de estrangeirismos do dia-a-dia. Escreva no quadro os termos e pronuncie-os com a classe.
Atividade: A sala se divide em dois grupos, cada grupo terá que montar uma cartolina com os estrangeirismos, cada estrangeirismo em suas categorias, as palavras estarão dobradas, será entregue várias palavras para cada grupo, e eles terão que ver se a palavra é de língua estrangeira usada no português e colar cada uma na sua determinada categoria. Os alunos podem dar outros exemplos fora o que nós demos.
Registre a evolução de cada aluno, obervando a participação na pesquisa das palavras, na montagem do painel e na pronúncia. Confira se os que já estudam inglês seguem motivados.
Créditos: Edileusa Andrade de Carvalho Formação: Professora de Língua Inglesa da EMEF Presidente Kennedy, em São Paulo Créditos: Celina Fernandes Formação: Consultora de Língua Estrangeira
Últimas notícias
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça experiência de como utilizar agrupamentos produtivos na prática
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Diversidade
Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental
Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Prática pedagógica
Como trabalhar competências socioemocionais durante a recomposição de aprendizagens
Acolhimento, escuta ativa e estratégias para desenvolver o pertencimento e a participação dos alunos devem ir além do cenário pandêmico e ajudar na redução das desigualdades educacionais
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados