esporte para todos, os movimentos da capoeira

POR:
professor

Objetivo(s) 

-  executar e descrever movimentos da capoeira.
- Conhecer seus contextos de criação e prática.
- Identificar seus artefatos culturais (roupas, músicas e instrumenntos).

Conteúdo(s) 

- Vivências corporais envolvendo a gestualidade da prática.
- As técnicas específicas.
- A origem e o percurso histórico da manifestação

 - os movimentos,a agilidade.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º

Tempo estimado 

15 aulas.

Material necessário 

Folhas de papel pardo, pincel atômico, aparelho de som, livros, revistas e computador com acesso à internet,birinbal, pandeiro ataback.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Pedir  aos alunos que relatem seus conhecimentos sobre a capoeira. Registre as informações em uma folha à vista de todos. Formar grupos e solicita a demonstração da gestualidade que, na opinião deles, caracteriza a prática. Após cada apresentação, estimular a elaboração de apreciações orais. Tomar nota dos comentários.

2ª etapa 

Usa imagens de livros, revistas e sites para mostrar gestos da capoeira da capoeira. os alunos selecionem algumas técnicas e seus respectivos nomes, registrando-os. Com base nesse roteiro, organize a vivência dos movimentos. Estimula a exploração individual e, em seguida, 

3ª etapa 

Organizar uma roda e pedir que todos cantem as canções que surgiram na primeira etapa, selecione duas e cante.

4ª etapa 

Convidar capoeiristas para uma entrevista. Previamente, construir um roteiro de perguntas com os alunos, atentando principalmente para os enfoques identificados na segunda etapa, mas que ainda não foram abordados. Na data agendada, eles devem fazer as questões e registrar as respostas no caderno. Sugirir que todos façam uma roda de capoeira para que o convidado possa se apresentar e jogar com a turma.

Avaliação 

Dividir a turma em grupos e pedir que examinem o material coletado, listando as cinco principais descobertas do estudo. O grupo deverá eleger um porta-voz para relatar as escolhas. Leia os seus próprios registros em voz alta e solicitar uma comparação oral entre suas posições e as dos alunos.

Flexibilização 

Alunos com deficiência física nos membros inferiores participam da roda de capoeira e cantam junto da turma. Eles devem realizar movimentos possíveis com o tronco e os membros superiores. O aluno pode, por exemplo, gingar com o tronco e abaixar para que um colega faça os giros e movimentos com as pernas. Vale colocá-lo em dupla com um colega maior, para facilitar este processo, caso o aluno com deficiência física não tenha muita mobilidade no tronco. Na etapa da entrevista, oriente o aluno a elaborar perguntas sobre os movimentos e técnicas que ele é capaz de executar. Os registros e discussões são feitos normalmente. Não esqueça de preparar os espaços da escola - a sala de aula, a quadra etc. - para permitir o acesso do aluno.

Deficiências 

Física

Créditos: Marcos Neira Formação: Professor da Universidade de São Paulo (USP).

Compartilhe este conteúdo: