Espécies invasoras
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
Cinco aulas
Prepare para a turma o Jogo dos Conceitos: escreva na lousa o nome de cada conceito (espécie, espécie ameaçada, espécie endêmica, espécie exótica, espécie extinta, espécie invasora, espécie nativa, biodiversidade, além de outras ideias que achar interessante); anote em folhas de papel cartão todas as definições, sem identificá-las; leia para os alunos cada cartão e peça que tentem relacioná-los ao conceito.
Sempre que for necessário, releia o texto e acrescente informações. Quando acertarem a definição, cole o papel cartão abaixo da palavra escrita na lousa e repita essa atividade até que sejam identificados todos os conceitos.
Em seguida, peça que deem exemplos de animais e plantas que se encaixem em cada um dos conceitos e escreva os nomes. Se os alunos não se lembrarem de um ou outro exemplo, cite alguns nomes. Lembre-se que essa aula será um diagnóstico, no qual deve-se verificar o conhecimento inicial da turma sobre o assunto.
Texto de apoio ao professor Definições Espécie: unidade básica de classificação dos seres vivos. Embora possa haver grande variação morfológica entre os indivíduos de uma mesma espécie, em geral, as características externas de uma espécie são razoavelmente constantes, permitindo que as espécies possam ser reconhecidas e diferenciadas uma das outras, por sua morfologia. |
Organize uma aula que esclareça as dúvidas apresentadas na primeira aula, fale sobre a dinâmica dos ecossistemas e como as espécies invasoras interferem nessa dinâmica. Para essa aula, utilize os textos de apoio abaixo.
Textos de apoio ao professor Espécies invasoras As espécies invasoras |
Peça aos alunos que façam uma busca seletiva por espécies invasoras dos ecossistemas brasileiros e anotem o nome da espécie, suas características e o seu local de origem. Caso a escola possua uma sala de informática, essa pesquisa também pode ser feita na internet. Solicite que procurem informações também em casa e que produzam uma síntese da pesquisa para ser apresentada na próxima aula.
Proponha para os alunos a construção de um Dominó das Espécies Invasoras, com informações sobre as espécies e sobre o seu local de origem. Os alunos podem escolher fazer um único jogo para a sala ou cada um fazer o seu jogo para levar para a casa e brincar com a família.
Selecione com os alunos as sete espécies que farão parte do dominó. Caso a turma decida construir jogos individuais, solicite que escolham diferentes espécies.
Faça cartões de cartolina com 10 cm de comprimento e 5 cm de largura. Com uma caneta, trace uma linha dividindo cada cartão ao meio. Em cada metade peça que os alunos escrevam o nome de uma espécie invasora, com seu local de origem, ou façam um desenho ou que a represente.
O jogo segue a mesma lógica do dominó comum, composto por 28 peças diferentes, e combina os nomes das espécies com suas imagens respectivas. Podem jogar duas, três ou quatro pessoas. Cada participante recebe sete peças. Para começar a brincadeira, um jogador coloca uma peça na mesa. A pessoa que estiver à esquerda dele deve colocar outra peça que tenha a mesma espécie (nome ou imagem) da peça na mesa. O participante seguinte faz o mesmo e, assim, sucessivamente, forma-se uma trilha. Caso um jogador não tenha uma das espécies (figuras ou nome) das pontas da trilha, ele deve pegar outra peça do monte. Se não tiver mais peças, ele perde sua vez. Vence que conseguir acabar com as próprias peças primeiro.
Confira abaixo uma sugestão de organização do dominó:
Depois de finalizar o Dominó das Espécies Invasoras, convide os alunos para jogar. Caso tenham feito jogos individuais, forme duplas, mas caso tenham optado por fazer somente um jogo para a sala, faça uma roda e divida a turma em dois grupos.
Durante o jogo solicite que os alunos leiam as características e descrevam a peça do dominó. Finalize a brincadeira em roda e pergunte à turma informações sobre as espécies e os problemas causados por elas nos ambientes que invadiram.
Avalie a participação dos alunos nas atividades propostas e o resultado final do Dominó das Espécies Invasoras. Peça que os alunos exponham os conhecimentos que adquiriram durante esta sequência didática.
Créditos: Ana Lucia Gomes dos Santos Formação: Geógrafa e Professora do Centro Universitário FIEO
Últimas notícias