Espanhol: 7º ano - produção de jogos de tabuleiro

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Ler instruções e regras de jogos em espanhol;
  • Jogar jogos em espanhol, seguindo as regras apresentadas;
  • Escrever regras de jogos em espanhol

Conteúdo(s) 

  • Textos instrucionais em espanhol
  • Verbos no imperativo

Ano(s) 

Tempo estimado 

1 semestre

Material necessário 

  • Jogos em espanhol (jogos de tabuleiro, jogos on line) com suas regras.
  • Mapa mundi, revistas, livros, atlas de América latina.
  • Computadores com acesso a Internet.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

Este é o quarto de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. As aulas são publicadas quinzenalmente. Confira a série completa ao lado.

Leve um mapa mundi para a aula, a fim que de os alunos relembrem quais são os países da América Latina. Após a identificação, peça que a turma comente o que sabem sobre o universo cultural de cada um desses países.

Explique aos estudantes que, nas próximas aulas, criar jogos de tabuleiro em espanhol, com perguntas e respostas sobre a cultura de países da América Latina. Os jogos serão apresentados a outros colegas da escola.

Como ponto de partida, entregue à turma uma listagem com perguntas relativas à cultura de alguns países latino-americanos para que tentem responde-las em grupo. Explique que as questões que ficarem sem respostas serão estudadas no decorrer das aulas.

Em seguida, solicite que os alunos façam um levantamento dos jogos de perguntas e respostas que tem em casa e daqueles que gostariam de ter, para que possam ser usados como referência no projeto. Peça que a moçada traga os jogos que encontrar na aula seguinte e algumas referências escritas sobre os que não tiverem em mãos.

2ª etapa 

Peça que os alunos se dividam em grupos e explique que cada um vai usar como referência para o trabalho um país latino-americano. Proponha que os grupos sugiram os países que mais lhes interessam e, caso dois escolham o mesmo, faça um sorteio.

Em seguida, peça que os grupos escolham quais aspectos do país que elegeram são mais interessantes para colocar na lista de perguntas do jogo. A localização, a língua falada, o histórico, as comidas, as músicas, o folclore, os principais esportes etc.

Após definirem os principais temas, convide a turma a uma visita à biblioteca da escola - ou à sala de informática - para começarem as pesquisas. (caso a escola não tenha esses espaços, a pesquisa pode ser feita em casa e apresentada na aula seguinte). Selecione previamente revistas, livros e sites de preferência escritos em espanhol, para facilitar o trabalho. Trechos de alguns filmes ou documentários também podem ser apresentados à turma. Desta forma os alunos terão acesso a fontes diversas.

Acompanhe as pesquisas realizadas pela turma e ajude a ampliar o vocabulário relativo aos aspectos culturais dos países escolhidos. Para tanto, circule entre os grupos tirando dúvidas e complementando as explicações encontradas nos livros e na internet. Observe o que os alunos estão lendo, faça perguntas sobre o conteúdo. Por exemplo, se um aluno estiver lendo sobre o folclore mexicano, pergunte se ele entendeu cada termo, se sabe o que significam aquelas danças. Se eles estão buscando informações sobre comidas típicas, pergunte se conhecem os ingredientes, se entenderam como são preparados. A partir daí, os alunos vão, de fato, ampliar seu repertório vocabular.

Ao final, peça que os alunos preparem uma lista com as perguntas e respostas que gostariam de utilizar no jogo.

3ª etapa 

Leve para a sala de aula alguns jogos em espanhol e peça que os alunos apresentem as referências que trouxerem de casa. Em seguida, proponha uma análise coletiva da estrutura linguística e discursiva das regras dos jogos em português. Diga aos alunos para observar como as frases são escritas, o tempo verbal, o vocabulário etc.

Proponha, então, a mesma análise para regras de jogos em espanhol. Selecione um jogo como modelo e projete as explicações sobre ele na sala de aula - em slides ou transparências - ou distribua cópias do texto para os alunos. Divida a classe em duplas e peça que respondam:

- Em quantas partes as regras dos jogos são divididas? O que significa cada uma delas? Objetivos, material, como jogar etc.
- Em que tempo e modo estão os verbos?
- Quais as características comuns às frases usadas nas regras? Elas são curtas ou longas? São diretas ou indiretas? Qual o objetivo desse gênero de texto?
- Quais as palavras em espanhol usadas nos comandos?

Explique que as respostas serão usadas como material de apoio nas próximas etapas.

4ª etapa 

Peça que os alunos retomem os grupos escolhidos na segunda etapa. Em seguida, diga para cada grupo definir um modelo de jogo para usar como referência. Lembre-se que, neste momento, os grupos devem ter em mãos os resultados da pesquisa e as anotações da aula anterior.

Explique à turma que essa etapa será dedicada à criação das regras dos jogos. Peça que eles conversem com os grupos sobre como serão seus trabalhos, lembrando que devem relacioná-los com os países escolhidos. Deixe que os alunos usem a imaginação.

Comece, então, o trabalho de escrita com a turma. Faça um levantamento com os alunos no quadro dos tempos verbais que devem ser usados, das estruturas gramaticais, das palavras de comando.

Em seguida, peça que eles comecem a escrever as regras de seus jogos. Entregue à moçada o roteiro abaixo e acompanhe os trabalhos dos grupos, discutindo as melhores maneiras de construir cada frase, o vocabulário a ser usado etc.

Passo a passo para a elaboração das regras do jogo:

  1. definir o objetivo
  2. estipular quantos jogadores participam da brincadeira
  3. decidir quais e quantos materiais farão parte do jogo
  4. deixar claro como será a contagem de pontos
  5. estipular os critérios para a escolha do vencedor

Aproveite o tempo da aula para orientar a turma. Releia os textos com os alunos, proponha ajustes, peça que revisem o que escreveram, releia novamente. Ao final da atividade, recolha os textos e corrija-os para que, na aula seguinte, os alunos preparem a versão final.

5ª etapa 

Peça que os alunos se reúnam nos grupos e devolva o trabalho corrigido. Proponha que os estudantes leiam as observações e produzam a versão final das regras, fazendo os ajustes necessários. Neste momento, é importante que eles tenham em mãos um dicionário, as anotações das aulas anteriores e as regras usadas como modelo.

Depois da reescrita, é hora de produzir os jogos propriamente ditos. Fica a critério de cada professor encaminhar esse trabalho para ser feito em casa ou na classe. Oriente os grupos para que preparem os jogos usando cartolina, papéis coloridos, recortes de jornal ou revista, tampinhas de garrafa etc. A ideia é que a turma aproveite os materiais que tem disponíveis em casa ou na escola para a criação de tabuleiro, fichas de perguntas, dados etc.

6ª etapa 

Na última etapa, proponha que os alunos tragam seus jogos para a sala e joguem com os colegas dos outros grupos. Nesse momento, é importante que prestem atenção nas falhas na escrita e na clareza das perguntas e respostas para que possam revisá-las.

Após todos os jogos serem revisados, proponha que os alunos convidem pessoas de outras séries para jogar. A atividade pode ser realizada no intervalo das aulas, ou mesmo durante as aulas, desde que seja acordado com o professor da outra série.

Ao final da atividade, recolha os trabalhos para ler, analisar e eleger quais os aspectos que precisam ser trabalhados em atividades de gramática e ainda em uma aula de revisão.

Produto final 
Jogo de tabuleiro temático sobre a América Latina, com perguntas e respostas para jogar com os alunos de outras turmas.

Avaliação 

Certifique-se de que os alunos conseguiram entender os textos instrucionais contidos nas regras dos jogos em espanhol e aprenderam a escrever usando corretamente os verbos no imperativo e as palavras de comando. Promova, também, uma avaliação coletiva da atividade, debatendo as seguintes perguntas: As regras foram claras ou precisaram explicações extras no momento de jogar? A criação do jogo foi tranquila? O jogo ficou interessante e divertido? Os demais colegas gostaram de jogar? Ao final, o que aprenderam sobre os países latinos?

Créditos: Claudio Muzzio Formação: Professor de espanhol do Colégio Miró, em Salvador

Compartilhe este conteúdo: