Espanhol: 6º ano - produção de um programa de culinária

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Conhecer a cultura dos países de língua espanhola por meio da sua culinária;
  • Construir vocabulário relativo aos contextos escolhidos para pesquisa.

Conteúdo(s) 

  • Planejamento da escrita e estrutura de roteiros;
  • Vocabulário relativo à cultura (culinária);
  • Oralidade.

Ano(s) 

Material necessário 

  • Vídeo de um programa de culinária em português
  • Vídeo de um programa de culinária em espanhol
  • Vídeos publicitários em espanhol
  • Filmadora, câmera fotográfica que filme ou telefone celular com câmera de vídeo.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução 

Este é o segundo de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. As aulas são publicadas quinzenalmente. Confira a série completa ao lado.

Inicie a aula informando ao grupo que eles irão planejar, filmar e editar um programa de culinária para apresentá-lo em um restaurante mexicano, que será criado pelos alunos do 8º ano nas aulas de espanhol. Peça que imaginem que a produção será veiculada na TV do restaurante. Pergunte o que sabem sobre esse tipo de programa e faça uma lista das principais características no quadro.

Em seguida, proponha que a turma assista a um programa de culinária nacional e peça que o observem com base na lista que construíram. Deixe que a classe assista todo o episódio, sem interrupções, e depois o apresente novamente, parando nas partes que precisam ser observadas com mais atenção. Ao concluir a análise, faça um registro coletivo com a turma sobre as primeiras impressões a respeito desse gênero de produção.

2ª etapa 

Retome o registro da última aula e divida os alunos em grupos. Peça que cada um escolha um país de língua espanhola, em que o programa deve se passar. Proponha que elaborem um plano de trabalho, prevendo perfil do apresentador, o auxiliar, o entrevistado, o entrevistador, o cozinheiro, os nomes hispânicos dos "atores" do programa, a estrutura da cozinha, a publicidade, o nome, o logotipo, a música, as piadas, a mascote, o prato típico do país escolhido e o que mais que os alunos quiserem para completar seus programas.

No final da aula, cada grupo deve entregar esse primeiro roteiro. Analise a proposta e devolva aos alunos na aula seguinte, com as observações necessárias. Solicite que façam uma pesquisa de um prato típico do país com o qual trabalharão e tragam na aula seguinte.

3ª etapa 

Assista com o grupo a um programa de culinária narrado na língua espanhola para que iniciem o contato com o vocabulário típico deste universo. Peça que escutem e anotem as palavras em espanhol que não conhecem. Após assistirem ao programa, retome as anotações que fizeram e esclareça as dúvidas de vocabulário. Verifique se os alunos conseguiram compreender as informações.

Após essa etapa, ofereça ao grupo uma lista de vocabulário específico de culinária - nomes de ingredientes, utensílios de cozinha - para que consultem na hora de preparar o vídeo.

4ª etapa 

Inicie a aula devolvendo ao grupo os primeiros roteiros que fizeram com comentários. Solicite que leiam e guardem. Apresente à classe um roteiro completo e analise-o com eles para que verifiquem os aspectos que precisam ser inseridos. Nele deve constar o que os alunos vão cozinhar, qual parte da receita ficará pronta previamente e o que será feito enquanto a filmagem acontece, o que será dito pela apresentadora ou apresentador, quais os utensílios que serão usados, o que a apresentadora fará enquanto o convidado cozinha etc.

Ofereça aos grupos um roteiro impresso para que possam consultar enquanto reveem os seus, assim terão um bom modelo para se apoiar. Garanta que todos tenham em mãos a listagem de palavras relativas ao universo da culinária. Ofereça também um texto com informações sobre os hábitos alimentares da população do país com o qual cada grupo estiver trabalhando para que possam ampliar seu repertório e aproximar a produção da cultura de cada país.

Por fim solicite que retomem seus roteiros de trabalho comentados pelo professor e partam agora para produção da versão final, consultando todo o material que tem em mãos.

5ª etapa 

Eleja dois roteiros bem escritos, que tenham contemplado a maior quantidade possível dos aspectos previstos, e os analise junto com o grupo explicitando por que eles são bons roteiros. Solicite que os grupos anotem informações que os ajudem a revisar os seus após essa análise coletiva.

Garanta que todos os grupos revisem seus materiais nessa aula para que a filmagem possa ser realizada nas suas aulas seguintes. Caso não terminem, sugira que se reúnam fora do horário de aula.

6ª etapa 

Ao longo de duas semanas, os alunos estarão trabalhando na filmagem de seus programas. Para esse trabalho, podem usar câmeras fotográficas, filmadoras ou mesmo celular. Os grupos precisam montar um cenário, que pode ser a cozinha da casa um colega ou mesmo a cozinha da escola.

7ª etapa 

Todos os grupos apresentam os seus programas, que serão analisados e debatidos pela turma, a partir dos roteiros criados em sala de aula. Após essa avaliação, os grupos terão tempo para fazer os ajustes necessários em suas produções.

8ª etapa 

Convide os alunos do 8º ano para assistir a todos os programas e juntos decidam quais as alterações que podem ser feitas antes de serem veiculados na TV do Restaurante Mexicano (projeto do 8º ano). Prepare um conjunto de critérios nos quais os alunos do 8º ano deverão baseara-se para avaliar os programas.

Produto final 
Vídeo e roteiro do programa de vídeo por escrito contendo: nome, logotipo, apresentação, entrevista, publicidade e piadas em espanhol.

Avaliação 

Avalie o produto final do projeto (vídeo e roteiro), em todas as etapas de construção: escrita de roteiro, reescrita, filmagem, edição e apresentação. Avalie cada etapa dando devolutivas com pontos a serem melhorados e finalmente passe a etapa de filmagem quando o roteiro esteja completo e possa servir de ajuda no trabalho dos alunos.

Créditos: Claudio Muzzio Formação: Professor de espanhol do Colégio Miró, em Salvador

Compartilhe este conteúdo: