espaço e forma localização percurso ou deslocamento

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Descrever, interpretar e analisar a localização de pessoas e objetos
  • Utilizar informações e pontos de referência para escolher caminhos 

Conteúdo(s) 

  • Identificação de pontos de referência;
  • Elaboração de itinerário. 

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

1 aula

Material necessário 

Cópias de um esquema simples da sala de aula usando as carteiras como referencia

Desenvolvimento 

1ª etapa 
fazer com que os alunos circule na sala com o objetivo de localizar com dicas o tesouro escondido

 

2ª etapa 

Criar uma mapa com o percurso a ser seguido na sala de aula direita, esquerda passos para frente e para tras

Avaliação 

Proponha a exploração de plantas baixas. Dê algumas pistas para que localizem um lugar no mapa e pergunte se elas são suficientes. Divida a turma em equipes. Elas devem imaginar um caminho e fornecer informações para outro grupo traçá-lo no mapa. Verifique se são usados pontos de referência e dicas de direção. Facilite a tarefa para os estudantes que apresentarem dificuldades.

Créditos: Fonte Portal Educ.ar, do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina (www.educ.ar/educar)

Compartilhe este conteúdo: