Compartilhe:

Jornalismo

Escrita e reescrita de texto

Porprofessor

02/09/2017

Objetivo(s) 

  • Refletir sobre ortografia.
 

 

Conteúdo(s) 

  • Ortografia: uso de R e RR.

 

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

Uma aula

Material necessário 

  • Folha, lápis, borracha, revistas e uma cópia da fábula O Burro que Vestiu a Pele de um Leão.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Explique que você vai ditar uma fábula de Esopo para ver como eles escrevem algumas palavras. Ressalte que eles devem se esforçar ao máximo e grafar da maneira que acham correto. Antes de iniciar, faça uma contextualização e comente sobre o gênero, o autor e possível conteúdo, remetendo-se ao título. Aproveite para ser um modelo de comportamento leitor. Faça o ditado e, a cada vez que palavras nas quais as letras R e RR estiverem entre vogais, pergunte aos alunos de que forma ela deverá ser escrita.

O burro que vestiu a pele de um leão

Um burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na floresta. Na mesma hora, o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal. Todos fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro estava gostando tanto de ver a bicharada fugir dele que começou a se sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação. Ouvindo aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou do burro, rindo:

- Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira! Moral: um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem ele é de fato.

 

 

2ª etapa 

Organize os alunos em duplas e distribua um quadro que contenha várias palavras em que R e RR apareçam em vários contextos (que correspondem aos diferentes "sons de R"). Por exemplo:

 

 

Risada  
Trabalho  
Formiga  
Verão  
Cigarra  
Honra  

 

Distribua também algumas revistas e peça que as duplas procurem palavras que tenham R e RR e que possam ficar em cada coluna do quadro (embaixo de Risada, de Trabalho etc.). Ajude-os caso tenham dúvidas na procura ou se você perceber que não entenderam as regularidades das palavras do quadro.
 

3ª etapa 

Solicite que elaborem uma explicação a respeito de quando deve-se usar R e RR. Peça que eles ditem para você escrever no quadro. A questão do som e da localização da letra é fundamental que apareça nas explicações. Estimule essa reflexão e debata com a turma. As regularidades encontradas nas escritas devem ficar disponíveis na classe, afixada, por exemplo, em um mural de registro de conhecimentos
ortográficos. Deve ser consultada sempre que se precisar. É importante que o professor mostre como utilizar o registro para que a turma tire dúvidas.
 

Avaliação 

Proponha outros ditados e produções escritas e analise se os alunos utilizam o registro como fonte de referência. Se o aluno tiver compreendido a regularidade e a memorizado, não precisará recorrer a ele.

Flexibilização 

Trabalhar dificuldades de leitura e de escrita com os alunos do 4° e 5°ano que frequentam o AEE.

Deficiências 

Intelectual

Formação: Adaptação do livro Ortografia: Ensinar e Aprender, de Artur Gomes de Morais

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias