Escrita e Reescrita
Porprofessor
02/09/2017
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Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
5º
06 aulas.
Contos de fadas tradicionais e modernos, cartolina branca ou papel kraft, caneta hidrocor e caderno (um por aluno).
Converse com a classe sobre contos de fadas já lidos. Pergunte quais são os preferidos, que autores os estudantes conhecem e se já leram versões diferentes da mesma história. Apresente a proposta de produzir contos de fadas modificados. Explique que eles serão organizados num livro.
Leia três contos de fadas para a turma e promova uma discussão coletiva. Quando e onde se passa a história? Há personagens bons e maus? O que acontece com eles no final? Peça que os alunos explicitem pistas textuais para justificar as respostas. Sintetize as características comuns dos textos num cartaz, que será fixado na classe.
Leia mais três contos para a turma - dessa vez, novas versões. Discuta com eles a mudança principal de cada versão e como ela foi feita.
Convide a turma a modificar um conto conhecido. Indique a transformação principal e suas decorrências (se o conto se passar em cenário atual, é preciso falar de novas tecnologias, por exemplo). Revise o texto com a classe e, em seguida, divida a turma em duplas.
Peça que modifiquem um conto de fadas repetindo os procedimentos da escrita coletiva.
Discuta os aspectos em que a classe demonstrou maior dificuldade. Por fim, peça produções individuais de um conto modificado.
Produto final
Livro com textos dos alunos. Determine com a turma o aspecto do livro e planeje sua composição.
Nos textos individuais, avalie se a linguagem está adequada ao leitor, se a história atende ao interesse dele, se tempo e espaço estão identificados, se o enredo tem personagens e elementos típicos de um conto de fadas, se a transformação foi coerente com a proposta, se os parágrafos foram bem organizados e se o texto está pontuado adequadamente.
Peça à escola que providencie os livros em braile e em versões com ilustração em autorrelevo. Peça que o estudante leia o conto, no AEE ou em casa, antes e depois de ser contado para a classe. Proponha a leitura em dupla, em que os dois alunos tenham em mãos o mesmo livro - um em português e outro em braile. Cada um lê um trecho ou um lê e o outro acompanha no livro. Peça ao AEE para fazer o cartaz em braile. Estimule o aluno a consultá-lo. Deixe os livros expostos em sala de aula e indique o acesso, marcando o caminho com texturas no chão. Se ele dominar o braile, peça que escreva a história na máquina. Preveja mais tempo para essa tarefa em classe ou peça que termine em casa. Se o aluno ainda não estiver alfabetizado em braile, proponha a escrita em dupla. Nesse caso, o colega será o escriba e ele terá participação oral.
Visual
Créditos: Kátia Lomba Bräkling Formação: Selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.
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