Escrita e produção oral sobre medos e fobias
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Integrar as habilidades de produção escrita e desempenho oral em inglês
Expressões utilizadas para falar sobre sentimentos de medo, fobias e discussões sobre certos hábitos/ atitudes; collocations e expressões idiomáticas. Entender o uso do simple present (para descrever ações rotineiras) e simple past (para relatar experiências passadas).
Leitura e compreensão auditiva; reconhecer e relacionar itens lexicais, expressões e palavras cognatas; localizar, selecionar e analisar informações específicas do texto; contrastar diferentes hábitos sociais em culturas diversas.
9º
Três aulas de 50 minutos
Ilustrações de revistas; textos em língua inglesa que explorem os temas: medos, fobias e situações desagradáveis observadas no cotidiano. (Veja sugestões de sites para baixar os textos ao final desta sequência didática).
Para começar, discuta com a turma hábitos e atitudes que eles repudiam. Devem surgir questões como: falar alto no celular em público, fumar ao lado de quem não fuma, entre outros. Comente com os alunos o que são fobias e medos, discuta a diferença entre ambos, dando alguns exemplos. Peça que os alunos façam um trabalho de brainstorm, listando as fobias mais comuns e atitudes/atos indesejáveis, geralmente não aceitos socialmente e repudiados por muitas pessoas.
Apresente à classe um texto em inglês - ou áudio - sobre o assunto (Veja sugestões ao final da página). Discuta o conteúdo com turma e peça que dêem opiniões e sugestões para resolver problemas de medos e fobias. Explore as ideias principais e secundárias, discuta os problemas citados, faça críticas e sugira possíveis soluções. Por fim, peça que os alunos escrevam uma pequena dissertação em inglês, na qual relatem situações semelhantes às discutidas na aula.
Comece a aula solicitando a leitura da atividade proposta no dia anterior. Em seguida, discuta expressões coloquiais, usadas no dia-a-dia, quando se fala sobre hábitos sociais indesejáveis. Apresente à turma uma situação e peça que discutam qual seria a reação de cada um perante os problemas, hábitos, questões e igualdades e diferenças culturais citadas.
Separe a moçada em duplas e promova uma discussão (role-play) entre "cidadãos comuns" e "políticos" a respeito de atos e hábitos indesejáveis - como jogar lixo na rua, abandonar animais de estimação etc. Peça que a turma procure interferências de ordem prática e sugira novas leis e possíveis punições.
Discuta com os alunos os aspectos que caracterizam cada um desses tipos de texto e peça que analisem cada um deles e levantem suas características: maneira como as frases estão construídas, tempos verbais etc.
Feito o debate e a análise, introduza guidelines para a realização da produção escrita em língua inglesa, individual ou em pares, que deve ser feita em casa e apresentada na aula seguinte.
Proponha que a turma apresente oralmente as produções escritas feitas em casa. Utilize a apresentação para avaliar o aprendizado da moçada. Use como critérios o respeito ao tema proposto, o uso adequado do tempo planejado para cada relato (por volta de 2 minutos por aluno), o uso do repertório lexical explorado nas aulas anteriores e também uso de estruturas gramaticais compatíveis com o nível pré-intermediário e, especialmente, pronúncia, entonação e espontaneidade ao se expressar. Internet - Textos curtos que tratam de temas relacionados a ansiedades e medos típicos de adolescentes: http://kidshealth.org/Search01.jsp - Perguntas relacionadas a amusement & entertainment (as quais podem gerar conversas sobre medos, hábitos cotidianos, etc.) http://www.scribd.com/doc/21489136/Efl-Conversations-Social-Talks - Texto e material de áudio referente a uma consulta dentária: http://www.dailyesl.com/dental-cleaning.htm - Textos, jogos e outras atividades relacionadas a um medo / fobia específicos de certos animais: http://www.britishcouncil.org/learnenglish-central-themes-creepy-crawlie... - Textos sobre atitudes diferentes em culturas diferentes, seguidos de diversificadas e ricas atividades: http://www.breakingnewsenglish.com/0506/050611-classbomb.html e http://www.breakingnewsenglish.com/valentine.html
Créditos: Amini Rassoul Formação: Professora de inglês do Colégio Bandeirantes; autora de livro didático para o Ensino Médio e elaboradora de materiais e avaliações para diferentes instituições
Últimas notícias
Cultura
Educação Infantil: dicas para trabalhar o folclore com as crianças
Confira alguns caminhos para consolidar propostas que valorizem as diferentes manifestações culturais do nosso país
Para sua prática
Folclore: 14 materiais para trabalhar o tema o ano todo
Confira uma curadoria de conteúdos com sugestões para todas as etapas
Planejamento
Alfabetização matemática: o que priorizar no segundo semestre
Confira as quatro pontos que não podem ficar fora do seu planejamento
Prática pedagógica
Professor iniciante: como fazer uma boa gestão da sala de aula nos Anos Finais do Fundamental
Educadores com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas compartilham estratégias para lidar com os desafios do início da carreira
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados