Escrita e produção oral sobre medos e fobias

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Integrar as habilidades de produção escrita e desempenho oral em inglês 

Conteúdo(s) 

Expressões utilizadas para falar sobre sentimentos de medo, fobias e discussões sobre certos hábitos/ atitudes; collocations e expressões idiomáticas. Entender o uso do simple present (para descrever ações rotineiras) e simple past (para relatar experiências passadas).

Leitura e compreensão auditiva; reconhecer e relacionar itens lexicais, expressões e palavras cognatas; localizar, selecionar e analisar informações específicas do texto; contrastar diferentes hábitos sociais em culturas diversas.

Ano(s) 

Tempo estimado 

Três aulas de 50 minutos

Material necessário 

Ilustrações de revistas; textos em língua inglesa que explorem os temas: medos, fobias e situações desagradáveis observadas no cotidiano. (Veja sugestões de sites para baixar os textos ao final desta sequência didática).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Para começar, discuta com a turma hábitos e atitudes que eles repudiam. Devem surgir questões como: falar alto no celular em público, fumar ao lado de quem não fuma, entre outros. Comente com os alunos o que são fobias e medos, discuta a diferença entre ambos, dando alguns exemplos. Peça que os alunos façam um trabalho de brainstorm, listando as fobias mais comuns e atitudes/atos indesejáveis, geralmente não aceitos socialmente e repudiados por muitas pessoas.

Apresente à classe um texto em inglês - ou áudio - sobre o assunto (Veja sugestões ao final da página). Discuta o conteúdo com turma e peça que dêem opiniões e sugestões para resolver problemas de medos e fobias. Explore as ideias principais e secundárias, discuta os problemas citados, faça críticas e sugira possíveis soluções. Por fim, peça que os alunos escrevam uma pequena dissertação em inglês, na qual relatem situações semelhantes às discutidas na aula.

2ª etapa 

Comece a aula solicitando a leitura da atividade proposta no dia anterior. Em seguida, discuta expressões coloquiais, usadas no dia-a-dia, quando se fala sobre hábitos sociais indesejáveis. Apresente à turma uma situação e peça que discutam qual seria a reação de cada um perante os problemas, hábitos, questões e igualdades e diferenças culturais citadas.

Separe a moçada em duplas e promova uma discussão (role-play) entre "cidadãos comuns" e "políticos" a respeito de atos e hábitos indesejáveis - como jogar lixo na rua, abandonar animais de estimação etc. Peça que a turma procure interferências de ordem prática e sugira novas leis e possíveis punições.

Discuta com os alunos os aspectos que caracterizam cada um desses tipos de texto e peça que analisem cada um deles e levantem suas características: maneira como as frases estão construídas, tempos verbais etc.

Feito o debate e a análise, introduza guidelines para a realização da produção escrita em língua inglesa, individual ou em pares, que deve ser feita em casa e apresentada na aula seguinte.

Avaliação 

Proponha que a turma apresente oralmente as produções escritas feitas em casa. Utilize a apresentação para avaliar o aprendizado da moçada. Use como critérios o respeito ao tema proposto, o uso adequado do tempo planejado para cada relato (por volta de 2 minutos por aluno), o uso do repertório lexical explorado nas aulas anteriores e também uso de estruturas gramaticais compatíveis com o nível pré-intermediário e, especialmente, pronúncia, entonação e espontaneidade ao se expressar. Internet  - Textos curtos que tratam de temas relacionados a ansiedades e medos típicos de adolescentes: http://kidshealth.org/Search01.jsp - Perguntas relacionadas a amusement & entertainment (as quais podem gerar conversas sobre medos, hábitos cotidianos, etc.) http://www.scribd.com/doc/21489136/Efl-Conversations-Social-Talks - Texto e material de áudio referente a uma consulta dentária: http://www.dailyesl.com/dental-cleaning.htm - Textos, jogos e outras atividades relacionadas a um medo / fobia específicos de certos animais: http://www.britishcouncil.org/learnenglish-central-themes-creepy-crawlie... - Textos sobre atitudes diferentes em culturas diferentes, seguidos de diversificadas e ricas atividades: http://www.breakingnewsenglish.com/0506/050611-classbomb.html e http://www.breakingnewsenglish.com/valentine.html  

Créditos: Amini Rassoul Formação: Professora de inglês do Colégio Bandeirantes; autora de livro didático para o Ensino Médio e elaboradora de materiais e avaliações para diferentes instituições

Compartilhe este conteúdo: