Escrita de recomendações literárias
Pornovaescola
02/09/2017
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Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
Um mês
Apresente alguns livros e combine uma agenda de leitura. Escreva uma lista de títulos de leituras da semana (ou do mês) e deixe afixada na sala. Antes de ler a história do dia, anuncie o título e solicite que encontrem na agenda para marcá-lo (possibilitando que leiam autonomamente).
Sempre antes de começar a ler, proporcione variadas situações de exploração, leitura e conversas sobre livros entre os alunos. Nessas situações, os pequenos leitores terão a oportunidade de vivenciar diversas práticas de leitor, por exemplo, decidir o que ler, compartilhar os efeitos que as obras produzem, conhecer melhor o estilo de determinado autor e recomendar textos lidos a outros leitores.
É o momento de familiarizar as crianças com a linguagem das recomendações. Ofereça catálogos de editoras e outros materiais que tragam esse tipo de texto e deixe que os alunos explorem e descubram do que se trata. Leia alguns exemplos e converse sobre sua utilidade, seus possíveis leitores e suas características mais comuns (como o fato de serem curtos, de estarem acompanhados pela capa do livro etc.).
Após esse primeiro contato com o estilo linguístico das recomendações, planeje uma discussão mais aprofundada. Selecione e leia exemplos que permitam discutir aspectos específicos da linguagem utilizada nesse tipo de texto. Pergunte: como fazem os escritores de recomendações para despertar no leitor o desejo de leitura? Como as recomendações podem ser iniciadas e finalizadas? Que informações trazem? Que informações são emitidas? Coletivamente, elabore uma lista de palavras e expressões utilizadas para despertar o desejo de leitura. Registre os aspectos relevantes da discussão em um cartaz e deixe afixado para que consultem no momento da produção.
Organize a turma em trios ou quartetos com diferentes hipóteses de escrita. Disponibilize todos os livros lidos até o momento e oriente para quecada grupo escolha um para fazera recomendação. Combine que o texto deverá ser planejado por todos os integrantes e redigido por um deles (definido previamente por você). Durante a produção circule pela classe, dando apoio aos alunos, como reler fragmentos do livro selecionado.
Analise as produções e faça um levantamento dos problemas discursivos mais recorrentes (repetição de elementos de ligação entre as orações - uso do E, AÍ, -, falta de adequação ao gênero, trechos confusos etc.). Selecione uma produção que represente as dúvidas mais comuns, copie-a em lousa ou cartaz e proponha uma revisão coletiva que torne o texto mais agradável e convincente ao leitor.
Devolva as recomendações para cada grupo com um bilhete sinalizando os problemas textuais. Peça que discutam e busquem soluções para torná-la mais bem escrita assim como fizeram na revisão coletiva. Circule pelos grupos tirando dúvidas e sugerindo alterações. Ao término da atividade, informe às crianças que mesmo escritores experientes solicitam o apoio de um revisor antes de publicar um texto e que, nesse caso, você fará esse papel.
Ofereça cópias da capa dos livros recomendados e oriente a montagem do painel de recomendações. Discuta com as crianças a importância da apresentação do texto: o tipo e o tamanho da letra a ser usada, a disposição da imagem e do texto, a distribuição das recomendações no painel, o uso das reproduções das capas, elementos de destaque etc.
Produto final: Painel de recomendações para afixar na biblioteca da escola ou em um espaço de circulação comum dos alunos das diferentes turmas.
Analise a adequação dos textos produzidos e a participação das crianças nas diferentes etapas, avaliando o quanto conseguiram ampliar seus conhecimentos acerca dos comportamentos leitores e escritores e das características do texto.
Créditos: Cristiane Pelissari
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