Escrita coletiva de e-mail durante a alfabetização

POR:
NOVA ESCOLA

Objetivo(s) 

- Favorecer o entendimento da função comunicativa da escrita
- Estabelecer correspondência entre o valor sonoro e a escrita do texto
- Promover uma situação de uso real de leitura e escrita em que as crianças tenham oportunidade de participar ativamente
- Apresentar diferentes gêneros textuais, fornecendo parâmetros para a diferenciação entre textos literários, jornalísticos, publicitários, instrucionais e epistolares (aqueles que tratam de correspondências), entre outros
- Refletir sobre o e-mail como ferramenta de comunicação
- Propiciar uma situação de autoria na criação de uma correspondência

Ano(s) 

Material necessário 

- Cartas, bilhetes, folhetos, receitas, bulas, manual de instrução, convite, cartão-postal, etc
- Livros que trabalhem diferentes gêneros textuais
- Datashow, telão, computador
- Livros literários (veja sugestões no final da página)

Desenvolvimento 

1ª etapa 

As criança entram em contato com os diversos gêneros de textos durante os atos de leitura em que estão envolvidos, e com isso observam seus usos e funções. Em casa e na escola precisam ter contato com as correspondências, sejam cartas, convites, bilhetes, cartões etc. Como tarefa de casa, peça que as famílias enviem algumas dessas correspondências que utilizam no cotidiano. De posse delas, discuta suas diferenças e semelhanças e leia os livros indicados no quadro "Quer saber mais?", localizado ao final deste texto. Em outros momentos, disponibilize esses materiais para que todos explorem livremente.

2ª etapa 

Leia os materiais trazidos de casa pelas crianças, propiciando a percepção de que textos epistolares possuem características recorrentes. Proponha que elas busquem nos textos: quem escreve, a quem, sobre o que e por quê. Com isso, destaque a noção de interlocutor, destinatário, assunto a ser tratado e motivo para o estabelecimento de comunicação entre sujeitos. Por fim, instigue o grupo a pensar sobre as formas de comunicação mais utilizadas atualmente, como e-mail e telefone, e proponha a escrita coletiva de um e-mail. Faça um levantamento com o grupo para escolherem um motivo, um assunto e um destinatário (pode ser outro profissional da escola, um autor admirado pela sala, alguém que esteja viajando etc.). É importante que o assunto e o destinatário sejam do interesse do grupo e que uma resposta esteja assegurada.

3ª etapa 

Com o auxílio de um projetor, abra uma nova mensagem de e-mail e discuta as particularidades do instrumento: a existência de um cabeçalho, a citação do remetente, a menção ao destinatário e a linha de assunto. Promova uma situação de escrita coletiva para a pessoa escolhida. Além de as crianças poderem participar com a construção do texto que será escrito, também é importante que sugiram quais e quantas letras devem ser usadas. Se necessário, utilize as palavras estáveis de referência do grupo, como os nomes próprios, para auxiliar nessa construção.

4ª etapa 

Verifique sua caixa de e-mails e, assim que receber a resposta, utilize o projetor para ler com os pequenos. Selecione algumas palavras e peça que eles as identifiquem na frase. Para isso, faça previamente um levantamento de hipóteses: “Com que letra será que começa esta palavra?” e “Como termina?”. Para trabalhar o comportamento leitor, peça que acompanhem a releitura do e-mail. Para facilitar, assinale com o cursor cada palavra. Caso seja pertinente, essa sequência pode se desdobrar em uma atividade permanente de leitura e escrita, ou seja, se houver interesse do grupo, proponha a escrita de uma resposta e assim por diante.

Avaliação 

Avalie se todos foram capazes de distinguir diferentes gêneros textuais, atentando para suas peculiaridades, compreender a função social dos textos de correspondência, levantar hipóteses acerca da construção da escrita, identificar letras e palavras inseridas no texto e, especialmente, se sentirem coautoras durante todo o processo.  

Quer saber mais?

O Carteiro Chegou (Allan Ahlberg, 32 págs., Ed. Companhia das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, edição esgotada)

Felpo Filva (Eva Furnari, 56 págs., Ed. Moderna, tel. 11/2790-1300, 36,90 reais)

Viviana Rainha do Pijama (Steve Webb, 12 págs., Ed. Moderna, tel. 11/2790-1300, 40,90 reais)

Bibliografia Escola, Leitura e Produção de Textos (Ana Maria Kaufman e Maria Elena Rodríguez, 180 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 53 reais)    

Créditos: Thatiane Kaufman e Helena Machado Formação: Professoras do grupo de 5 anos na Escola Viva, na capital paulista

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias