Escrita coletiva de e-mail
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
- Favorecer o entendimento da função comunicativa da escrita
- Estabelecer correspondência entre o valor sonoro e a escrita do texto
- Promover uma situação de uso real de leitura e escrita em que as crianças tenham oportunidade de participar ativamente
- Apresentar diferentes gêneros textuais, fornecendo parâmetros para a diferenciação entre textos literários, jornalísticos, publicitários, instrucionais e epistolares (aqueles que tratam de correspondências), entre outros
- Refletir sobre o e-mail como ferramenta de comunicação
- Propiciar uma situação de autoria na criação de uma correspondência
Leitura e escrita participativa
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
60 minutos
- Cartas, bilhetes, folhetos, receitas, bulas, manual de instrução, convite, cartão-postal, etc
- Livros que trabalhem diferentes gêneros textuais
- Livros: O carteiro chegou e O Natal do carteiro
As criança entram em contato com os diversos gêneros de textos durante os atos de leitura em que estão envolvidos, e com isso observam seus usos e funções. Em casa e na escola precisam ter contato com as correspondências, sejam cartas, convites, bilhetes, cartões etc. Discuta as diferenças e semelhanças e leia os livros. Em outros momentos, disponibilize esses materiais para que todos explorem livremente.
Leia os materiais trazidos de casa pelas crianças, propiciando a percepção de que textos epistolares possuem características recorrentes. Proponha que elas busquem nos textos: quem escreve, a quem, sobre o que e por quê. Com isso, destaque a noção de interlocutor, destinatário, assunto a ser tratado e motivo para o estabelecimento de comunicação entre sujeitos. Por fim, instigue o grupo a pensar sobre as formas de comunicação mais utilizadas atualmente, como e-mail e telefone, e proponha a escrita coletiva de um e-mail. Faça um levantamento com o grupo para escolherem um motivo, um assunto e um destinatário (pode ser outro profissional da escola, um autor admirado pela sala, alguém que esteja viajando etc.). É importante que o assunto e o destinatário sejam do interesse do grupo e que uma resposta esteja assegurada.
Promova uma situação de escrita coletiva para a pessoa escolhida. Além de as crianças poderem participar com a construção do texto que será escrito, também é importante que sugiram quais e quantas letras devem ser usadas. Se necessário, utilize as palavras estáveis de referência do grupo, como os nomes próprios, para auxiliar nessa construção.
Selecione algumas palavras e peça que eles as identifiquem na frase. Para isso, faça previamente um levantamento de hipóteses: “Com que letra será que começa esta palavra?” e “Como termina?” Caso seja pertinente, essa sequência pode se desdobrar em uma atividade permanente de leitura e escrita, ou seja, se houver interesse do grupo, proponha a escrita de uma resposta e assim por diante.
Avalie se todos foram capazes de distinguir diferentes gêneros textuais, atentando para suas peculiaridades, compreender a função social dos textos de correspondência, levantar hipóteses acerca da construção da escrita, identificar letras e palavras inseridas no texto e, especialmente, se sentirem coautoras durante todo o processo. Quer saber mais? Livros literários O Carteiro Chegou (Allan Ahlberg, 32 págs., Ed. Companhia das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, edição esgotada) O Natal do Carteiro, idem
Créditos: Thatiane Kaufman e Helena Machado Formação: Professoras do grupo de 5 anos na Escola Viva, na capital paulista
Últimas notícias
Cultura
Educação Infantil: dicas para trabalhar o folclore com as crianças
Confira alguns caminhos para consolidar propostas que valorizem as diferentes manifestações culturais do nosso país
Para sua prática
Folclore: 14 materiais para trabalhar o tema o ano todo
Confira uma curadoria de conteúdos com sugestões para todas as etapas
Planejamento
Alfabetização matemática: o que priorizar no segundo semestre
Confira as quatro pontos que não podem ficar fora do seu planejamento
Prática pedagógica
Professor iniciante: como fazer uma boa gestão da sala de aula nos Anos Finais do Fundamental
Educadores com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas compartilham estratégias para lidar com os desafios do início da carreira
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados