Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Planos de Aula
02 de Setembro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

Escrever descrições de personagens da mitologia grega

Por: novaescola

Objetivo(s) 

- Ampliar o repertório de leituras literárias, focando em um gênero específico: os mitos
- Registrar informações sobre personagens da mitologia grega, selecionando as informações relevantes
- Utilizar a informação registrada em site específico para a produção de descrição de personagens da mitologia grega
- Ampliar os saberes sobre a linguagem escrita e as características de um texto descritivo
- Utilizar um site específico colocando em jogo os saberes construídos por meio das leituras literárias

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

Três meses

Material necessário 

- Livros literários sobre mitologia grega (veja sugestões no final da página)

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Os mitos são um gênero do discurso bastante complexo e desafiador, dada sua relação com uma cultura específica, no caso, com a Grécia antiga. Assim, se os alunos estão mais habituados aos contos de fadas, com personagens que apresentam características marcantes e imutáveis (como a bruxa que é sempre malvada e a fada, sempre boa), agora terão de lidar com personagens bastante contraditórios. Um exemplo é Zeus, que é o deus dos deuses, mas castiga Prometeu a uma vida de muito sofrimento, e Afrodite, que é a deusa da beleza, mas protagoniza momentos de disputa com outras deusas. Assim, construa um repertório de narrativas gregas para ajudar os alunos a compreender a estrutura narrativa dessas histórias, os personagens envolvidos e a genealogia entre os protagonistas. Para isso, organize as crianças em roda e leia para elas os textos indicados no item material necessário ou outros títulos que tratem dessa temática.

2ª etapa 

Seja o escriba de um texto coletivo sobre os mitos gregos elaborado pelas crianças. Enquanto elas ditam, você escreve no quadro. Diga que relacionem os personagens em seus graus de parentesco (Apolo, por exemplo, é meio irmão de Hermes. Ambos são filhos de Zeus.), bem como os tipos de personagem envolvidos nessas histórias, como deuses, heróis e monstros. Esse registro pode acontecer durante as leituras feitas na 1ª etapa.

3ª etapa 

Apresente a proposta que começará na etapa seguinte: a produção de textos descritivos sobre os personagens da mitologia grega e a exposição desse material no mural da escola. Levante os conhecimentos dos alunos sobre um texto descritivo e proponha que pensem no personagem da mitologia grega que gostariam de descrever para que todos os visitantes do mural possam conhecer.

4ª etapa 

Proponha que os estudantes registrem as informações que possuem sobre os personagens da mitologia grega utilizando o apoio de um site: Thinglink. Esse site oferece a possibilidade de um mapeamento de imagens, com a adição de tags, ou pontos, onde são inseridos textos e demais tipos de registros (imagens, vídeos etc.).
Para isso, faça o cadastro gratuito no site Thinglink e seleciona a imagem que será utilizada para o registro. Podem ser utilizadas diferentes imagens de personagens da mitologia grega ou uma única imagem com mais de um personagem. Organize os alunos em pequenos grupos e os leve ao computador com o site já aberto na imagem selecionada. Nela, eles devem registrar as informações que conhecem sobre quaisquer dos personagens da mitologia grega. Determine o ponto ou tag que os alunos utilizarão ou peça que eles mesmos cliquem na imagem e determinem onde deve ser inserido o texto com as suas informações. Nesse momento, é importante criar um banco de informações. Por isso não é necessário que os alunos se preocupem com a estrutura discursiva do que registram (cuidado com repetições, elementos de coesão etc.), e sim que possam inserir na imagem tudo o que souberem sobre os personagens. O Thinglink aceita que vários usuários editem uma mesma imagem. Por isso, a sala pode trabalhar com uma mesma imagem que vai recebendo as diferentes informações.

5ª etapa 

Abra a imagem editada pela classe, preferencialmente no projetor ou na lousa digital e compartilhe com toda a turma os registros realizados em grupo. Caso considere conveniente, proponha que revisem ou complementem as informações e insira as modificações diretamente no Thinglink.

6ª etapa 

Divida a turma em duplas e disponibilize um computador (tablet, notebook ou computador de mesa) para cada uma com a página do Thinglink aberta. Diga que escolham um dos personagens estudados e escrevam à mão um texto descritivo sobre ele. A ideia é que consultem o site para organizar as informações.

7ª etapa 

Com base em todas as informações que as crianças têm sobre o personagem que descreveram, peça que façam um desenho sobre ele. Ele será usado para ilustrar o mural de descrições de personagens.

8ª etapa 

Leia todas as descrições e registre os aspectos que podem ser retomados pelo grupo em um momento de revisão. Se os alunos não utilizaram as informações apresentadas no Thinglink, peça que retomem as imagens e insiram mais dados em seus textos. Reúna as produções finais às imagens e organize um mural com elas.

Avaliação 

Alguns critérios devem ser levados em consideração para a avaliação do trabalho: - Participação dos alunos nas situações de leitura e discussão sobre os mitos gregos lidos e na retomada de informações importantes sobre as histórias lidas - Interação dos estudantes com o colega da dupla e com o grupo nos momentos de realizar os diferentes registros escritos - Utilização do repertório de informações das histórias para a composição do Thinglink - Uso da imagem do Thinglink, com suas informações, para a escrita da descrição - Alterações realizadas no texto com base nas orientações dadas por você Produto final  Mural de descrições de personagens da mitologia grega.   Quer saber mais? Divinas Aventuras (Heloisa Prieto, 48 págs., Ed. Companhia das Letrinhas, 11/3707-3500, 36,50 reais) Deuses do Olimpo (Gabriela Brioschi, 88 págs., Ed. Odysseus, 11/3816-0835, 39 reais) Contos e Lendas da Mitologia Grega (Claude Pouzadoux, 288 págs., Ed. Companhia das Letras, 11/3707-3500, 35 reais)  

Créditos: Miruna Genoino Formação: Professora e orientadora pedagógica do 2º ano da Escola da Vila, na capital paulista, e formadora de professores na área de alfabetização.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar