A escravidão no Brasil.
Porprofessor
02/09/2017
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Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
6º
4 aulas
Apresente o mapa "O Comércio Atlântico no século XVIII e no início do século XIX" p 94 HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA V - África do século XVI ao XVIII.
Discuta coletivamente com os alunos as rotas comerciais presentes no mapa. Pode-se perceber nele o intenso tráfico comercial atlântico ao longo dos séculos XVIII e XIX. Observe com os alunos que não existe apenas um comércio entre a Europa e a América, ou a Europa e a África - como se costuma acreditar - e que diversos produtos são comercializados diretamente entre os dois continentes. Destaque a diversidade de produtos saídos das Américas em direção à Europa e África.
Nesta discussão não pode deixar de aparecer que o tráfico comercial envolvia produtos dos três continentes, sendo a América produtora de gêneros tropicais, a Europa de produtos manufaturados e a África de escravos. Explique para eles que os produtos manufaturados tem maior valor agregado, permitindo o maior acúmulo de riquezas na Europa.
A partir das discussões solicite aos alunos que formulem hipóteses para explicar esta vinda massiva de escravos africanos para as Américas. Organize a sala em grupos para efetuar pesquisas que comprovem ou refutem as hipóteses formuladas.
Oriente os alunos sobre a pesquisa histórica a ser realizada, atentando para a necessidade de consultar fontes diversificadas e confiáveis. Indique alguns materiais a serem consultados como por exemplo:
Uma História do Negro no Brasil - Centro de Estudos Afro-Orientais - UFBA
HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA V - África do século XVI ao XVIII - UNESCO
A Escravidão Indígena
Discuta os resultados obtidos nas pesquisas com os alunos. Durante a discussão devem aparecer e ser esclarecidos os seguintes tópicos: a necessidade de grandes contingentes de mão de obra, a facilidade da fuga dos indígenas, a disputa com os jesuítas pelo trabalho indígena, o lucro obtido pelo comércio de escravos, as redes pré-existentes de trabalho compulsório na África.
Frise com os alunos o fato de redes comerciais dependerem necessariamente de agentes locais, portanto, que existem pessoas nos diversos continentes obtendo lucros com essas transações comerciais, ainda que a maior parte dos lucros se concentre na Europa por conta da gestão do sistema comercial e do maior valor agregado dos produtos.
Peça aos alunos que escrevam, a partir das pesquisas realizadas e da discussão de seus resultados, uma síntese sobre as razõesd a utilização de escravos africanos no Brasil.
Durante as discussões em sala procure fazer o registro no quadro das informações mais importantes comentadas por você e pelos alunos para que o estudante surdo acompanhe. Solicite que ele anote as principais informações no caderno, fale sempre de frente para o aluno e peça que os colegas falem um de cada vez para que ele possa fazer a leitura orofacial. Se necessário, reforce algumas das atividades realizadas e amplie o tempo de realização das etapas. Sempre conte com o apoio do profissional responsável pelo AEE para desenvolver as habilidades do aluno, mas lembre-se: ter um intérprete de Libras em sala é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes com deficiência auditiva.
Auditiva
Créditos: Lucas Oliveira Formação: Professor de História da Escola Santi, em São Paulo, SP
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