Objetivo(s)
- Entender a ligação da escravidão e da lei áurea com a formação das favelas.
- Conhecer os cortiços, suas origens e demolição.
- Conhecer o processo de formação das favelas como forma de moradia.
- Analisar o espaço da favela como um território segregado.
Conteúdo(s)
Análise de fotos e leitura de partes de textos e/ou reportagens que falam sobre o assunto.
Ano(s)
3º
Tempo estimado
1 aula
Material necessário
Fotografias
- Foto Gazeta de Notícias - Fim da Escravidão.
- Fotografia de Marc Ferrez de 1889. Retrata um cesteiro no Rio de Janeiro, os negros libertos buscavam meios de obter uma renda.
- Foto histórica de escravos recém libertos.
- Fotos cortiço "cabeça de porco".
- Foto Morro da Providência.
- Foto Rocinha hoje em dia.
Desenvolvimento
Mostrar a foto do jornal Gazeta de Notícia falando sobre a abolição e discutir com os aluno para onde foram esses negros agora libertos.
Mostrar as outras fotos dos negros libertos.
Pensar nas condições desses negros, os trabalhos possíveis, a moradia e etc..
Falar sobre os cortiços, as doenças que proliferavam e a demolição como forma de sanitarismo, para onde foram aquelas pessoas?
Mostrar as fotos dos cortiços.
Falar sobre o começo das favelas. Mostrar foto do Morro da Providencia.
Discutir com os alunos o que eles sabem sobre as favelas e as pessoas que moram nas favelas. Qual a ligação que eles conseguem fazer em relação ao projeto da turma.
Mostrar fotos recentes da Rocinha e falar sobre a tuberculose, mesma doença que tinha grande ocorrência nos cortiços tendo grande ocorrência na Rocinha. Falar sobre a herança da escravidão, o peso que as pessoas carregam até hoje, o preconceito e o pouco que evoluímos nessa questão social.
Avaliação
Após o debate proponha que os estudantes escrevam um texto ilustrado falando sobre a herança que ainda hoje podemos ver da escravidão, usando a favela como exemplo. Dessa forma será possível avaliar o que os alunos fixaram sobre a origem das favelas e a opinião deles sobre a herança da escravidão.
Créditos: Francisco Scarlato Formação: Professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP).
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