Escala, localização e orientação

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Introduzir o conceito de escala cartográfica 
  • Correlacionar a leitura de mapas à leitura das paisagens 

Conteúdo(s) 

  • Escala cartográfica
  • Noções de orientação e localização
  • Paisagens

Ano(s) 

6º, 7º

Tempo estimado 

1 aula

Material necessário 

Mapa-múndi, lápis e réguas

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Preparação da aula 
A turma participará de uma "viagem" pelo mapa. Prepare um roteiro que parta de Brasília e passe por outros pontos do globo. Complete o material com paisagens dos locais escolhidos. Crie uma ficha para os alunos anotarem a distância e a direção (segundo os pontos cardeais ou noções de lateralidade: direita, esquerda, acima, abaixo e diagonais).
 

Reúna a classe em torno do mapa e apresente o roteiro de viagem. A cada trecho, os alunos devem medir, com a régua, a distância entre os pontos de origem e destino. Também devem indicar que direção tomaram. Peça que observem semelhanças e diferenças nas paisagens dos locais, diferenciando centros urbAnos de áreas rurais, por exemplo.

 

2ª etapa 

Oriente os alunos a usar a escala do mapa para converter as medidas. Se a turma ainda não dominar a escala numérica, uma opção é usar a escala gráfica. Explique a importância desse recurso para calcular distâncias.

Avaliação 

Verifique o preenchimento das fichas e os cálculos. Peça textos individuais sobre o papel da escala nos mapas.

Créditos: Ana Lúcia de Araújo Guerrero Formação: Colaboradora do Laboratório de Ensino e Material Didático de Geografia da Universidade de São Paulo.

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