Energia nuclear e a geração de energia elétrica
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
- Conhecer como a energia elétrica é produzida em usinas termonucleares e termelétricas.
- Comparar o funcionamento desses dois tipos de usina.
- Produzir um folheto informativo sobre o tema.
- Energia nuclear.
- Geração de energia elétrica em termelétricas e termonucleares.
- Produção de textos informativos.
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
Quatro aulas.
Textos, vídeos e animações sobre o funcionamento de usinas termonucleares, termelétricas e hidrelétricas, e folhetos informativos que vão servir de material de referência para os alunos.
Inicie o trabalho apresentando a tabela abaixo para os estudantes e pedindo que a completem. Provavelmente eles preencherão apenas alguns campos, levando em conta os conhecimentos que já possuem. A atividade é importante para fazer o diagnóstico da turma e para motivá-la a querer saber mais sobre o tema.
Recolha o material e, após avaliar as respostas, inicie o trabalho. Dependendo das dúvidas apresentadas pela garotada na atividade, selecione os melhores materiais para serem trabalhados em sala. Exiba vídeos, como os indicados. Distribua as tabelas novamente e peça que, em duplas, os alunos façam correções ou as completem. Esse trabalho deve levar os estudantes a perceber, por exemplo, que nas usinas hidrelétricas as turbinas são movimentadas pela água e que isso ocorre devido ao desnível causado pela barragem. Já as termonucleares e as termelétricas têm outro princípio de funcionamento. Nessa etapa, no entanto, não é necessário que conheçam isso em detalhes. Como tarefa de casa, peça que leiam os textos selecionados sobre o tema.
De volta à sala, apresente novamente a tabela às duplas. Nesse momento, é esperado que os estudantes já consigam avançar nas respostas. Apresente à classe uma situação hipotética: "Imaginem se não existissem tantos rios no Brasil - o que inviabilizaria a utilização de usinas hidrelétricas para produção de energia. Na opinião de vocês, a instalação de que tipo de usina seria mais vantajosa: a termelétrica ou termonuclear?" Para responder à pergunta, eles devem ter compreendido como esses dois tipos de usinas funcionam. O objetivo é entender que para gerar eletricidade é preciso movimentar uma turbina e que a forma como isso ocorre nas usinas termelétricas e termonucleares é semelhante. Nas termelétricas, o vapor vem da queima de combustíveis fósseis (como carvão, gás natural e óleo diesel) ou de biomassa (como bagaço de cana). Nas termonucleares, o vapor é produzido pela fissão nuclear, que ocorre nas barras de urânio ou de outro material raioativo como o plutônio.
Apresente aos alunos folhetos informativos, como os da área da saúde, sobre a prevenção à dengue ou campanhas de vacinação, por exemplo. Peça que leiam e, em seguida, trabalhe com eles as características desse tipo de texto: eles possuem frases sintéticas, que apresentam informações a respeito de determinado assunto ou descrevem como ocorrem alguns processos. Em seguida, proponha que as crianças elaborem um material explicativo como esse, abordando o funcionamento das usinas termonucleares, para ser distribuído à comunidade. Para isso, elas deverão retomar os vídeos assistidos e os textos lidos e tomar notas das informações necessárias para produzir o material. Em grupos, as crianças podem organizar o folheto na forma de perguntas e respostas e com textos curtos, informando, inclusive, as vantagens e desvantagens de utilizar esse tipo de energia em relação às termelétricas. Peça que incluam desenhos e esquemas com legenda.
Produto final Folheto informativo sobre usinas termonucleares A publicação produzida pelos estudantes fornecerá indícios sobre como entenderam o processo de produção de energia elétrica com base na energia nuclear. Se necessário, proponha algumas perguntas: a energia elétrica produzida com base na energia nuclear é diferente daquela obtida em uma usina termelétrica? E com relação à obtida em uma hidrelétrica? Quais as diferenças e semelhanças entre uma usina termonuclear e uma termelétrica?
É importante que o aluno com deficiência intelectual seja protagonista de suas ações, mesmo que não consiga acompanhar todos os conteúdos curriculares trabalhados com a turma. Talvez seja abstrato demais para ele compreender as diferenças entre as usinas nucleares e termelétricas, mas uma sugestão é fazer com que o aluno prepare uma pesquisa sobre o que é a energia e diferentes formas de obtê-la, que terá de apresentar para a turma. Ele pode realizar esse trabalho em um tempo maior, com o apoio do AEE, no contraturno. Isso vai ajudá-lo a conhecer mais sobre o conteúdo abordado, contribuir para o trabalho da turma, melhorar suas habilidades de escrita e de comunicação oral. Mas, lembre-se: isso não o exclui de participar das atividades com a classe. O aluno com deficiência intelectual opina no preenchimento da tabela juntos dos colegas e é convidado a dar sua opinião sobre a geração de energia nas discussões em sala.
Intelectual
Créditos: Cristian Annunciato Formação: Professor de Física e pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.
Últimas notícias
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça experiência de como utilizar agrupamentos produtivos na prática
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Diversidade
Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental
Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Prática pedagógica
Como trabalhar competências socioemocionais durante a recomposição de aprendizagens
Acolhimento, escuta ativa e estratégias para desenvolver o pertencimento e a participação dos alunos devem ir além do cenário pandêmico e ajudar na redução das desigualdades educacionais
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados