Objetivo(s)
- Organizar um material de consulta a palavras com grafias irregulares.
Conteúdo(s)
Ortografia
Ano(s)
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
Material necessário
Cartolina.
Desenvolvimento
Observe e anote os termos com grafias irregulares que aparecem de maneira recorrente nas leituras e produções das crianças e que elas mais erram ao escrever durante um mês. Depois, reúna os estudantes, conte o que observou e sugira que organizem um material de consulta a que possam recorrer quando tiverem dúvidas ou quiserem conferir se escreveram de maneira correta. Convide-os a categorizar as palavras e registrá-las no cartaz.
Avaliação
Verifique se o material é usado com frequência pelos alunos e se os termos que aparecem no cartaz já não são mais grafados de maneira equivocada.
Flexibilização
Ofereça ao aluno cego o registro em braile das palavras contidas no cartaz. Conte com apoio do AEE e discuta oralmente as grafias, para que ele acompanhe e corrija os erros frequentes.
Deficiências
Visual
Créditos: Regina Scarpa Formação: Coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.
Tags
Assuntos Relacionados