educação do consumidor

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Refletir sobre as operações de adição, subtração e saber como relacioná-las;
  • Ler e preencher tabelas;
  • Esclarecer dúvidas sobre descontos e acréscimos ao salário. 

Conteúdo(s) 

  • Números e operações
  • Campo aditivo

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

12 aulas

Material necessário 

Cópias do modelo de contracheque.

Pesquisas na internet (sites específicos a serem consultados)

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Redija um modelo de contracheque que seja próximo da realidade de seus alunos. O ideal é que ele contenha tanto acréscimos quanto deduções do salário bruto (veja uma sugestão abaixo). Deixe em branco o nome do empregado, o da empresa e o resumo dos rendimentos.

 

Inicie a atividade debatendo a função do contracheque (hollerith). Explique que se trata de um documento em que a empresa especifica o ordenado bruto do funcionário, as deduções (de Imposto de Renda, INSS) e os acréscimos (salário-família, horas extras, gratificações). Passeie pela nomenclatura: o que significa cada linha? A que mês o recibo se refere? Pergunte aos alunos que trabalham como é o contracheque deles - tomando o cuidado de não criar constrangimento, uma vez que muitos trabalham na informalidade. Aparecem outros itens além dos apresentados? 
 

2ª etapa 

Divida a turma em grupos de quatro alunos e peça que calculem o total de vencimentos. Observe as estratégias utilizadas para resolver o problema e selecione quais delas quer colocar em discussão. Pergunte quais são as vantagens e as desvantagens dos métodos utilizados. Repita o procedimento para obter a soma dos descontos e o valor líquido a receber.

3ª etapa 

Proponha à classe o seguinte enunciado: "O trabalhador que recebeu este salário precisa pagar as seguintes despesas: alimentação: 160 reais; água: 29 reais; luz: 50 reais; aluguel: 170 reais; prestação de um rádio: 40 reais. Qual é o total de despesas a pagar? Quanto sobra do salário?" Dessa vez, deixe cada um trabalhar individualmente. Discuta novamente as estratégias de resolução. 

 

Os alunos deverão preencher a tabela do holerite com os dados acima.

Avaliação 

Examine os cadernos, verificando as estratégias utilizadas e a forma de registro do cálculo de cada aluno. Para os que não escreveram nada, peça que explicitem verbalmente o caminho feito "de cabeça" e vá anotando conforme falam. Modelo  EMPRESA: __________________________________ RECIBO DE PAGAMENTO DE SALÁRIO - REF: AGOSTO/2008 FUNCIONÁRIO: _____________________________ CARGO: ____________________________________     DESCRIÇÃO VENCIMENTOS DESCONTOS SALÁRIO 458,00 --- ALIMENTAÇÃO 130,00 --- TRANSPORTE --- 27,00 INSS --- 50,00 TOTAL DE VENCIMENTOS     TOTAL DE DESCONTOS     LÍQUIDO A RECEBER      

Flexibilização 

Flexibilização para deficiência visual (baixa visão, uso de óculos e lupa) Apresente ao aluno o documento em tamanho ampliado e/ou projete-o em data show. 3ª etapa  Organize um trio que vá favorecer sua maior participação. Observe o trabalho do grupo e faça intervenções conforme perceber que ele necessita de mais conhecimento para interagir com a discussão.

Deficiências 

Visual

Créditos: Priscila Monteiro Formação: Selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. .

Compartilhe este conteúdo: