"Donald no País da Matemágica": geometria e fantasia

POR:
NOVA ESCOLA

Objetivo(s) 

Resolver problemas utilizando as relações entre as figuras geométricas.

Conteúdo(s) 

 

Modelização matemática: propriedades e proporção de figuras geométricas.

Ano(s) 

Material necessário 

Trecho selecionado
O que mostra a proporção áurea (7m23s a 10m46s).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Donald no País da Matemágica é uma viagem em um mundo de fantasia onde as árvores têm raízes quadradas. Disney usa a animação para explicar o pentagrama que contém a regra de ouro e, baseado nele, explica a relação de proporção do retângulo de ouro, que representava para os gregos a lei da beleza matemática. "A obra é questionável ao associar a disciplina à mágica e apresentá-la como uma tarefa para intelectuais. Mas algumas cenas contribuem para explorar a relação das teorias matemáticas com a música, a arquitetura e a arte", afirma Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC).

Passe o trecho do filme para os alunos e em seguida promova uma conversa sobre o que assistiram. Organize a turma em duplas e distribua um tangram para cada uma. Proponha que elas construam três figuras diferentes utilizando as peças do jogo e desenhe os contornos. Exponha os contornos desenhados e promova uma discussão sobre as peças usadas pela garotada para compor cada figura.

Avaliação 

Confeccione um cartaz com os paralelogramos abaixo e peça que os alunos os construam com peças do tangram. Analise se as crianças usaram os conhecimentos adquiridos para compor as figuras.

Créditos: Priscila Monteiro Formação: consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC)

Compartilhe este conteúdo: