Objetivo(s)
- Trabalhar com as diferenças em sala de aula.
- Despertar a criançã para a sua identidade e enfatizar os pontos positivos.
- Estimular o respeito às diferenças e as limitações dos colegas independente do sexo.
Ano(s)
Pré-escola
Tempo estimado
O ano todo.
Material necessário
- Livros.
- CDs.
- DVDs.
- Brinquedos.
- Instrumentos musicais.
- Materiais recicláveis.
Desenvolvimento
Na aquisição de materiais levar em consideração a quantidade para que possibilitem a interação e estimulem o respeito entre as criançasindependente que sejam, homens e mulheres, pessoas com deficiência e grupos de diferentes culturas.
Em um momento oportuno, explicar aos pais a importância do respeito a diversidade no dia a dia. Enviar uma atividade para ser feita em casa com auxílio dos pais que enfatize alguma das diferenças existentes na sala de aula.
Avaliação
Anotar no diário de bordo o comportamento das crianças em relação a diversidade no ambiente escolar. Identificar os que precisam de apoio para aceitar a sua identidade e dos colegas
Flexibilização
Crianças de qualquer etinia, credo, ou com qualquer tipo de deficiência.
Deficiências
Múltipla
Créditos: Lucimar Rosa Dias Formação: Pesquisadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, em São Paulo
Tags
Assuntos Relacionados