A diversidade Cultural

POR:
NOVA ESCOLA

Objetivo(s) 

  • Trabalhar com as diferenças  em sala de aula.
  • Despertar a criançã para a sua identidade e enfatizar os pontos positivos.
  • Estimular o respeito às diferenças e as limitações dos colegas independente do sexo.

Ano(s) 

Pré-escola

Tempo estimado 

O ano todo.

Material necessário 

  • Livros.
  • CDs.
  • DVDs.
  • Brinquedos.
  • Instrumentos musicais.
  • Materiais recicláveis.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Na aquisição  de materiais levar em consideração a quantidade para que possibilitem a interação  e estimulem o respeito entre as criançasindependente que sejam, homens e mulheres, pessoas com deficiência e grupos de diferentes culturas.

2ª etapa 

Em um momento oportuno, explicar aos pais a importância do respeito a diversidade no dia a dia. Enviar uma atividade para ser feita em casa com auxílio dos pais que enfatize alguma das diferenças existentes na sala de aula.

Avaliação 

 Anotar no diário de bordo o comportamento das crianças em relação a diversidade no ambiente escolar. Identificar os que precisam de apoio para aceitar a sua identidade e dos colegas

Flexibilização 

Crianças de qualquer etinia, credo, ou com qualquer tipo de deficiência.

Deficiências 

Múltipla

Créditos: Lucimar Rosa Dias Formação: Pesquisadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, em São Paulo

Compartilhe este conteúdo: