Discurso Direto e Indireto.
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
7º, 8º, 9º
6 aulas
Apresente a biografia de Charles Chaplin. Promova uma discussão sobre a vida do artista com a turma. Organize uma sessão de cinema em sala. Não apresente informações sobre o filme. Peça que os alunos façam anotações sobre partes do enredo que julgarem importantes durante a exibição. Isso os ajudará a retomar a história na próxima etapa.
Ao fim do filme, solicite que todos façam um breve relato oral do que foi visto. Converse com a turma sobre o tema principal da história. Direcione as discussões para o uso das marcas temporais usadas (a utilização de diferentes advérbios e tempos verbais, por exemplo).
O filme é dividido em trechos que podem ser considerados capítulos. Peça que os alunos coloquem títulos em cada um deles. Construa com a turma textos narrativos sobre o primeiro capítulo em discurso direto e indireto. Peça que comparem e elenquem as diferenças e as características de cada um. Eles devem notar as diferenças de efeito entre os tipos de discurso e suas pecualiaridades: o direto usa recursos de pontuação (como as aspas, o travessão e o parágrafo) e, às vezes, os verbos dicendi (afirmar e dizer, por exemplo) para reproduzir a fala dos personagens, e o indireto emprega verbos na 3ª pessoa para contar o que diz o personagem.
Retome os capítulos e anote-os em um cartaz. Divida a turma em grupos e distribua os trechos entre eles. Peça que cada grupo escreva a narrativa do trecho selecionado nos dois tipos de discurso. Promova a apresentação dos textos redigidos pela turma ao mesmo tempo em que exibe as cenas de cada trecho narrado. Faça isso com as duas versões da narrativa produzidas pelos grupos. Assim, será possível chamar a atenção para o efeito causado pelos diferentes discursos.
Hora de revisar e reescrever os textos da turma. Troque as produções entre os grupos. Peça que eles as releiam e corrijam. Escreva as orientações para as correções no quadro: a ação da narrativa é apresentada com lógica e organização? Há coesão e coerência no texto? Ele é objetivo e claro? Apresenta as características de um texto narrativo no discurso usado? O que é preciso alterar, sem deixar de lado as características do discurso direto e indireto?
Verifique se os alunos se expressam, oral e textualmente, com lógica e organização. Compare as relações feitas por eles entre as imagens e a ação presentes no filme e nas produções escritas. Analise se os textos finais apresentam as características dos discursos direto e indireto.
Fornecer antecipadamente uma sinopse do filme em braile para o aluno com deficiência visual o ajuda a compreender as atividades que serão desenvolvidas na sequência. Você também precisa preparar, previamente, uma áudio-descrição do filme, para que o aluno acompanhe a exibição e tenha condições de participar das discussões com a turma. Algumas Secretarias de Educação e cinematecas brasileiras já disponibilizam filmes com este recurso. Se preferir, consulte uma dessas instituições na sua cidade e verifique se há material disponível. Amplie o tempo de realização das atividades para que o aluno possa fazer os registros e as produções de textos em braile. Também forneça os textos dos cartazes em braile. Repetir as narrativas produzidas oralmente, sinalizando as principais diferenças entre o discurso direto e o indireto ajuda na aprendizagem da criança cega. Conte com o apoio do AEE no contraturno para que o aluno pratique a leitura e a escrita no sistema braile.
Auditiva Intelectual Visual Múltipla Física
Créditos: Cristiane Horta Formação: Professora de Língua Portuguesa da Fundação Torino, em Belo Horizonte, MG
Últimas notícias
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça experiência de como utilizar agrupamentos produtivos na prática
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Diversidade
Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental
Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Prática pedagógica
Como trabalhar competências socioemocionais durante a recomposição de aprendizagens
Acolhimento, escuta ativa e estratégias para desenvolver o pertencimento e a participação dos alunos devem ir além do cenário pandêmico e ajudar na redução das desigualdades educacionais
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados