Diagnóstico inicial sobre sexualidade: fecundação

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Identificar o que os alunos conhecem sobre o processo de fecundação, união do espermatozoide ao óvulo na tuba uterina.

Conteúdo(s) 

  • Sexualidade,
  • Produção de gametas,
  • Fecundação

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Material necessário 

Conjunto de imagens em cartões numerados. Você pode fazer os cartões, baixando imagens da internet e colando-as em papel cartão:

  • Cartão 1. útero
  • Cartão 2. tuba uterina
  • Cartão 3. ovário
  • Cartão 4. óvulo
  • Cartão 5. testículo
  • Cartão 6. espermatozoides

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Explique para os alunos que essa atividade não se trata de uma avaliação. Comente que é apenas um estudo sobre o que conhecem a respeito do processo de fecundação. Distribua para cada um o conjunto de seis cartões numerados. Oriente-os a observar as imagens, mas não identifique nenhuma delas.

2ª etapa 

Agora, proponha uma rodada de questões para a turma. Peça que identifiquem as estruturas ligadas à reprodução humana. Eles devem utilizar os números dos cartões para relacionar as imagens às frases e escrever cada resposta em uma folha.

 

Segue a lista de questões:

1. Peça que identifique o gameta masculino e onde é produzido (cartão 4 e 3).
2. Peça que identifique o gameta feminino e onde é produzido (cartão 5 e 6).
3. Peça identifique onde ocorre a fecundação (cartão 2).
4 . Peça que identifique onde ocorre o desenvolvimento do embrião (cartão 1).
5. Peça que indiquem o caminho percorrido pelos espermatozoides até fecundação – cartão (cartões 1 e 2).

 

Durante as questões, se necessário, explique como são os órgãos, as funções de cada um e os termos que podem ser estranhos à turma. Faça um registro do que for comentado em sala e anote se os alunos questionam, argumentam, têm muitas dúvidas.

3ª etapa 

Aborde com a turma a forma que os espermatozoides produzidos no corpo do homem chegam ao corpo da mulher. Registre as dúvidas que podem aparecer para orientar um próximo trabalho sobre a relação sexual.

4ª etapa 

Peça que os alunos elaborem individualmente um texto explicando como ocorre o processo de fecundação. Isso é importante para perceber o que os alunos pensam sobre a relação sexual, processo que deve ser visto como fundamental para perpetuação da espécie. Sugira também que coloquem desenhos esquemáticos ou outras formas de registro que acharem adequadas.

Avaliação 

Avaliação diagnóstica  Com base nas escolhas que os alunos fizeram dos cartões e no texto elaborado, você pode identificar se os alunos: - Reconhecem a anatomia da genitália interna masculina e feminina, - Conhecem o que significa gametas e onde são produzidos. - Conhecem o que significa fecundação e onde ocorre.   Além do conteúdo em si, você também pode ter um parâmetro das atitudes científicas. Essa análise deve ser adequada à etapa da escolaridade e serve como um orientador para as próximas atividades. A seguir, você encontra uma sugestão de atitudes científicas que podem ser verificadas. Cheque se o aluno:   - Apresenta de forma consistente os conhecimentos científicos. - Relaciona os conceitos de forma adequada e coerente, com termos relevantes ao tema de estudo. - Apresenta registros bem organizados. - Realiza sistematicamente o registro das observações. - Consegue trabalhar em grupo, respeitando as divisões de tarefas. - Faz perguntas e procura encontrar as possíveis respostas antes de fazer outras questões

Créditos: Mario Domingos Formação: Gerente de desenvolvimento de produtos da Sangari

Compartilhe este conteúdo: