Diagnóstico inicial sobre os sistemas do corpo humano

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Verificar se os alunos reconhecem que os sistemas (respiratório, cardiovascular e muscular-esquelético) funcionam de forma integrada.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Material necessário 

 Relógio ou cronometro, papel e lápis.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Explique para os alunos que essa atividade não é uma avaliação. Divida a turma em grupos de três componentes. Um aluno será responsável pela anotação dos dados e medição do tempo, outro pelas medições no colega e o terceiro fornecerá as medidas (esse deve estar disposto a realizar uma atividade física).

2ª etapa 

Oriente o responsável pela coleta de dados a medir a pulsação e o número de inspirações e expirações do colega em situação de repouso. Eles devem fazer essas medidas por 15 segundos e, depois, multiplicar por 4 para obter os dados por minuto. Depois, peça que o aluno corra por 30 segundos e volte a medir o número de pulsações e de inspirações e expirações e anotar o resultado.

Eles podem construir uma tabela para anotar os dados:

 

Pulsação

Expiração-inspiração
(Frequência respiratória)

 

15 segundos

Por minuto 
(x 4)

15 segundos

Por minuto
(x 4)

Repouso

 

 

 

 

Atividade

 

 

 

 

 

3ª etapa 

Solicite que comparem os dois resultados, número de batimentos cardíacos em repouso e após exercício físico, e expliquem os resultados.

Avaliação 

Para as turmas com crianças mais novas, peça que comparem os resultados para refletir sobre qual é o maior e o que entendem como a razão disso. Questione se perceberam que conforme aumenta a respiração, aumentam os batimentos cardíacos e convide o aluno que correu a explicar o que sentiu em seu corpo. Com os mais velhos, aprofunde na questão das relações entre os sistemas, solicitando mais detalhes sobre a integração entre respiração, atividade física e aumento de pulsação (batimentos cardíacos). Peça que os alunos construam um esquema que represente a integração entre os sistemas, assim poderá verificar se eles são capazes de relacionar o funcionamento dos três. Faça um registro próprio sobre a forma com a qual cada um da turma questiona, debate e argumenta. A análise deve ser adequada à etapa da escolaridade e serve como um orientador para as próximas atividades. A seguir, você encontra uma sugestão de atitudes científicas que podem ser verificadas. Cheque se o aluno: - Apresenta de forma consistente os conhecimentos científicos. - Relaciona os conceitos de forma adequada e coerente, com termos relevantes ao tema de estudo. - Apresenta registros bem organizados. - Realiza sistematicamente o registro das observações. - Consegue trabalhar em grupo, respeitando as divisões de tarefas. - Faz perguntas e procura encontrar as possíveis respostas antes de fazer outras questões.

Créditos: Mario Domingos Formação: Gerente de desenvolvimento de produtos da Sangari

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