Desenvolvendo noções de cálculos matematicos
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
- Memorizar progressivamente um conjunto de resultados numéricos referentes à adição.
- Diferentes possibilidades de adição para obter o mesmo resultado.
- Agrupamentos para adicionar mais de uma parcela.
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
Um bimestre.
Dois dados, um tabuleiro ou cartas de baralho do Ás ao 9.
Apresentar aos alunos as regras do jogo Feche a Caixa, que foi inventado pelos marinheiros normandos e levado a muitos países. Com todos os números expostos, o primeiro participante (no mínimo dois) lança os dados, soma os pontos e fecha as casas (ou vira as cartas) com o valor do total obtido.
Ele joga novamente os dados, repetindo o procedimento, mas dessa vez usando somente os números abertos. Quando o total de pontos não permitir fechar mais nenhuma casa ou carta, o jogador somará os valores que continuam expostos. Abrem-se novamente as casas para a próxima jogada. Quem faz menos pontos ganha o jogo. Quando as caixas 7, 8 e 9 forem fechadas, joga-se apenas um dado.
Propor situações-problema "congelando" algum momento da partida. Utilizar o resultado dos dados para discutir com o aluno as diversas opções de casa que podem ser fechadas. Anotar todas as combinações em um cartaz e fixá-lo na sala: a consulta vai auxiliar na memorização dos resultados. Observar as estratégias usadas pelos alunos para calcular os pontos que fizeram ao terminar a rodada e incentiválos -as a fazer o registro desse cálculo.
Os alunos irão contar os pontos dos dados de 1 em 1, fazer sobrecontagem (começar a contar a partir de um número conhecido) ou cálculo de memória. Para decidir quais casas ou cartas fechar, eles têm como opção virar as que são iguais aos pontos feitos nos dados, aquela igual ao resultado da soma dos dados ou buscar outras possíveis combinações.
Para diagnosticar o aprendizado da turma, utilize como contexto de referência o jogo e elabore uma atividade para sistematizar alguns conhecimentos construídos durante as partidas, como num jogo simulado. Organize uma discussão coletiva para que as crianças possam analisar os procedimentos possíveis para calcular o total de pontos no fim. Por exemplo: ao terminar uma partida de Feche a Caixa com a turma, ficaram abertas as seguintes casas: 1 2 3 7 8 9 Quantos pontos eu fiz? Registre como você calculou. Observe se elas utilizam os cálculos que conhecem de memória para resolver outros que ainda não conhecem. Nesse exemplo, se apoiam nas somas iguais a 10 para calcular o total. Registre as possibilidades em um cartaz para que os alunos possam consultá-lo quando necessário. Clique aqui para jogar a versão online do jogo "Feche a caixa".
Trabalhar percepçao visual,coordenaçao motora e raciocínio lógico matematico. Despertar nos alunos a capacidade de concentraçao e atençao.
Intelectual Múltipla
Créditos: Priscila Monteiro Formação: Formadora do Projeto Matemática É D+
Últimas notícias